Pesquise aqui os títulos do blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

1º RAID DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - A INTEGRAÇÃO ESTÁ A CAMINHO

Prezados amigos e visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado.

    Mais uma vez estamos aqui, para falar de uma incrível faceta da história automobilistica brasileira, pouco conhecida pelo público antigomobilista.
    O 1º Raid da Integração Nacional de 1973 foi promovido pela Ford do Brasil, EMBRATUR, DNER entre outros.
    Participaram deste Raid, um Ford Maverick, uma Ford Belina e também um Ford Corcel.
    O objetivo deste evento era unir pela primeira vez por estrada todos os estados brasileiros.
    Foi no dia 8 de Outubro de 1973 que o 1º Raid da Integração Nacional iniciou no extremo sul do país, em uma praça na cidade de Chuí no Rio Grande do Sul.
    Da cidade de Chuí, os três carros seguiram para Porto Alegre, onde os pilotos entregaram uma mensagem escrita pela diretoria da Ford do Brasil para o governador do estado, e nesta mensagem estava escrito,  " O SEU PAÍS ESTÁ SENDO INTEGRADO " .


   Em seguida foram para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e cada governador recebeu a mesma notícia.
   Este fato se repetiu durante toda a viagem, que continuou com os três carros indo até a cidade de Goiânia.
   Do estado de Goiás foram para o Mato Grosso parando em Cuiabá, após isso ingressaram na estrada Cuiabá - Porto Velho, até Rondônia.
    E de lá prosseguiram para Rio Branco capital do estado do Acre.
    E assim o  Ford Maverick, a Ford Belina e o Ford Corcel foram os três primeiros carros a cruzar a estrada Porto Velho - Manaus.
    Mas estes três aventureiros passariam por uma grande prova de fogo, pois eles ainda viriam à conhecer o trabalho executado pelo D.N.E.R. , que estava construíndo estradas onde até pouco tempo atrás, existiam apenas rios e florestas.
    Em virtude deste desenvolvimento uma nova civilização estava nascendo as margens da rodovia.

    Foi neste trajeto, feito pela estrada Porto Velho- Manaus, que ocorreu uma das maiores experiências de toda essa equipe.
    Em Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre e Amazonas os carros percorrem trechos novos de estradas recém inauguradas.
    Tinha chovido muito e havia também, muita lama no trajeto de 100 Km, que foi feito em seis horas.




    Estes três aventureiros passaram também pela rodovia Transamazônica, Santárem, Altamira  e Marabá.
    Em Altamira onde o trecho da Transamazônica, já havia  sido inaugurado, encontraram seis pistas de tráfego, com bastante trânsito.
    Assim o 1º Ride da Integração Nacional chegou em Belém, quase 10.000 quilômetros do incio no dia 8 de Outubro na cidade de Chuí/RS.
    Do estado do Pará eles prosseguiram para o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe até chegarem a Bahia.
    Passaram também pelo Espirito Santo, Guanabara, Rio de Janeiro e Minas Gerais, após isso o 1º Raid da Integração Nacional chegou em  Brasília, no dia 31 de Outubro cumprindo a finalidade de levar uma mensagem à todos os brasileiros.

" O SEU PAÍS ESTÁ INTEGRADO "


    Durante os dias que ocorreram o 1º Raid da Integração Nacional, estavam presentes a equipe, um repórter, um cinegrafista e também um fotógrafo, que  registraram todos os momentos dessa epopéia.
    No 1° Raid da Integração Nacional, todo o roteiro funcionou como foi previsto, os carros não apresentaram problemas e os pilotos estavam muito entusiasmados com aquela aventura.



    A postagem sobre o 1º Raid da Integração Nacional de 1973 foi feita baseada em textos publicados em alguns exemplares da revista VEJA.
    Como eu falei logo no inicio da postagem esta é uma história muito pouco conhecida no meio antigomobilista, talvez por se tratar de um  " pequeno " evento que não foi muito divulgado nos meios de comunicação da época.
     O nome das pessoas envolvidas nesta história são desconhecidos, o que acaba dificultando as pesquisas sobre este assunto.
     Como nós podemos ver na fotografia acima feita no estande da Ford do Brasil, no Salão do Automóvel de 1974, o Ford Maverick Super Luxo 1973 foi exposto junto com outro Ford Maverick e uma Ford Belina da Equipe Mercantil Finasa.
     O Ford Maverick que participou do Raid,  foi cedido em comodato pela Ford do Brasil, ao Museu de Antiguidades Mecânicas da cidade de Caçapava no estado de São Paulo.
     E todos nós aqui sabemos  o final lastimável que esta entidade teve.
     Eu não tenho notícias do que veio à acontecer com o Ford Corcel e também com a Ford Belina, que foram grandes parceiros na história do 1º Raid da Integração Nacional de 1973.
     Muito provavelmente tenham se perdido no tempo assim como tantos outros carros históricos deste país.


Nesta fotografia feita quando o Museu de Antiguidades Mecânicas de Caçapava ainda estava em funcionamento podemos ver o Ford Maverick exposto entre os demais veículos do acervo.

A fotografia acima, foi feita no mês de Novembro de 2008 e aqui já era possível ver que algumas peças já haviam sido roubadas deste e de outros caros do museu.

Um mês depois o Ford Maverick encontrava-se assim totalmente canibalizado, com muitas de suas peças roubadas.

As duas fotografias mostradas acima, são recentes e foram feitas no local para onde os carros foram levados e são do acervo do amigo Marcelo Bellato.


    Recentemente um acordo entre a filha de Roberto Lee, a prefeitura de Caçapava e o orgão responsável pela cultura da cidade, definiu o destino dos carros do museu.

    Agora eles passam a ser propriedade da cidade de Caçapava.
    Eu sei que entre os carros do acervo do Museu de Antiguidades Mecânicas existem carros muito mais raros que um Ford Maverick e que merecem toda a atenção possível para voltarem a ter o brilho de outrora.
    Mas olhando o estado deste carro eu me pergunto - " O que será dele ? " .
    Ou melhor!
    O que será de todos estes carros?
    Quem vão ser as pessoas que vão restaurá-los?
    Como vai funcionar o processo de restauração?
    Será que haverá verba para que isso aconteça?

    Eu como grande apaixonado pelo Ford Maverick e também pela sua história, gostaria muito de ver este carro restaurado e sendo admirado com todo o respeito que ele merece.
    Com certeza não vai ser uma tarefa das mais fáceis, pois foram muitas as peças roubadas.
    As peças de lataria com um pouco de esforço ainda são encontradas com certa facilidade.
    Mas e os preços?
    Será que a prefeitura da cidade vai pagar o que pedem?
    E o que dizer então da parte interna?
    Onde vão encontrar os bancos originais deste modelo?
    Como eu falei logo acima, não se tem notícias do Ford Corcel e também da Ford Belina que junto com o Ford Maverick desbravaram as estradas deste país no 1 º Raid da Integração Nacional de 1973.
    Infelizmente o unico carro que se tem notícias e que se sabe o paradeiro, acabou ficando neste estado, por conta do descaso e dos ladrões de peças.
    Mas como todos nós sabemos este é o nosso país, onde as devidas atitudes são tomadas somente depois que as coisas erradas e ruins acontecem.
    Eu aposto que se fosse um museu sobre futebol, onde estivessem as chuteiras do primeiro gol do Pelé isso não teria acontecido.
    Imaginem vocês meus amigos, como seria interessante ver em um museu, os três carros expostos juntos, lado a lado, com as fotos e a exibição dos vídeos feitos durante o Raid.





Showroom Imagens do Passado resgatando histórias

Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós,

Atenciosamente: Administradores do Blog Showroom Imagens do Passado.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotos antigas e sugestões para:


Seja você também um dos nossos seguidores.






   

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ANOS DOURADOS

Prezados amigos e visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado!

    Como eu já comentei aqui no blog algumas vezes, depois que eu comecei a desenvolver este trabalho, minha visão sobre carros antigos acabou mudando.
    Passei a ser um antigomobilista não  somente de uma marca e um determinado modelo, e comecei a ver  com outros olhos os carros produzidos por outras marcas, e também de outras décadas.
    Na postagem MERCURY 1951 - LEMBRANÇAS DE UM VERÃO DO PASSADO, contei um pouco da história daquele sobrevivente que apesar de bastante combalido pelas ações do tempo, ainda estava rodando em plena década de noventa.
    Eu sei que o antigomobilismo possui uma gama muito grande de admiradores, alguns são apaixonados por carros europeus, alguns por motocicletas, ônibus antigos, tratores, bicicletas, caminhões, pick-ups etc.
    Eu particularmente gosto muito dos carros nacionais e também sou um grande fã dos carros norte-americanos. Admiro alguns carros do final da década de trinta até o início da década de oitenta.
    Também simpatizo com alguns carros europeus, porém preciso ser honesto e confesso à todos vocês que o seguimento norte-americano é o que mais me encanta.
    Após a postagem sobre o Mercury, fiz uma pesquisa de campo procurando por modelos à venda aqui no Brasil, como encontrei poucos, fiz algumas buscas pelos sites americanos e acabei encontrando algumas fotos de época, mais precisamente fotos de divulgação muito interessantes.
    Encontrei fotos não somente de Mercurys mas também de modelos Hudson, que é um dos carros da década de cinqüênta que eu mais admiro, seja pelas suas linhas com também pelo seu estilo.
    Bom meus amigos!
    Segue logo abaixo as fotos que eu encontrei, espero em breve poder escrever mais sobre os carros dos anos dourados.




Showroom Imagens do Passado resgatando histórias

Fonte das Imagens: http://www.autolit.com/

Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós.

Atenciosamente: Administradores do Blog Showroom Imagens do Passado.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotos antigas para:


Seja você também um dos nossos seguidores

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

XXII ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS NO CASSINO

Prezados amigos e visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado!

    Mais uma vez o blog Showroom Imagens do Passado, traz a cobertura de um dos eventos antigomobilistas mais tradicionais do Rio Grande do Sul e do país.
    Infelizmente, não pude estar presente ao XXII Encontro de Veículos Antigos no Cassino , realizado nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro de 2011 no Camping Municipal do Cassino, na cidade de Rio Grande/RS.
    Como não pude estar presente, convoquei um dos nossos mais ilustres colaboradores, o amigo Joseano Xavier, que foi prestigiar o evento juntamente com seus dois irmãos, Jéferson e Josiel.
    O tempo instável, esteve presente no evento, hora chovia, hora o sol voltava à aparecer.
    Mas isso não foi problema algum, pois mesmo assim os amigos antigomobilistas mais fervorosos estiveram presentes, juntamente com as suas famílias e seus ilustres carros antigos.
    Segue logo abaixo pessoal, as fotografias feitas pelo amigo Joseano durante o final de semana do evento.


A equipe do Blog Showroom Imagens do Passado agradece ao amigos pelas maravilhosas fotografias enviadas.


Showroom Imagens do Passado resgatando histórias.

Fonte das Imagens: Acervo pessoal de Joseano Xavier

Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós.

Atenciosamente: Administradores do Blog Showroom Imagens do Passado.


COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotos antigas e sugestões para:


Seja você também um dos nosso seguidores