Prezados Amigos e Visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado!
Alguns dias atrás encontrei em um perfil do Facebook algumas fotografias antigas da capital do gaúchos.
Entre elas a fotografia acima.
Durante uma visita ao blog Antigos Verde Amarelo do nosso amigo Guilherme Gomes no final de uma das suas postagens vi o link do blog da coluna " Almanaque Gaúcho " do jornal Zero Hora.
Dando uma vasculhada por lá também novamente me deparei com a fotografia do Posto do Avião em Porto Alegre.
Na fotografia acima de 1956, podemos ver estacionados no posto, Chevrolet 1951 Styleline, Ford 1949, Hudson 1951, os sempre presentes Fuscas e mais um veículo que não consegui identificar.
Encostadinho do muro parece ser um Buick Roadmaster e por aí vai.
O posto Santos Dumont, mais popularmente conhecido como " Posto do Avião " foi idealizado pelo piloto italiano Attilio D'Avanzo , que também era um apaixonado por automóveis.
A construtora responsável pela obra foi a Haessler & Woebcke ( atual Ernesto Woebcke S.A. ), sendo inaugurado em 1936 na rua Siqueira Campos nº 1100, onde hoje está o prédio dos Correios e Telégrafos.
Era administrado pela SAGOL ( Sociedade Abastecedora de Gasolina e Óleos ).
Na parte posterior do terreno, a Companhia Geral de Acessórios (CGA) abriu neste local um ponto para serviços, como venda de baterias, regulagem de freios, lavagem, lubrificação, conserto e reposição de pneus da marca Goodyear a qual era representante.
Vale lembrar também que a Companhia Geral de Acessórios era também uma Concessionária Chevrolet.
Fotografia feita durante a enchente de 1941 que acabou invadindo o pátio do estabelecimento.
Ao fundo podemos ver o posto de serviços da CGA, com os letreiros Goodyear e ao lado do prédio a rampa de lavagem.
Ao fundo temos os armazéns do cais do porto que existem até os dias de hoje e em frente a estes o rio Guaíba, famoso pelo seu pôr do sol.
Infelizmente em 1968, durante as obras de revitalização do centro de Porto Alegre, o charmoso Posto do Avião acabou dando lugar ao novo prédio dos Correios e Telégrafos.
Showroom Imagens do Passado resgatando histórias.
Por favor deixe o seu comentário!
A sua opinião é muito importante para nós.
Atenciosamente: Administradores do Blog Showroom Imagens do Passado.
COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotografias antigas e sugestões para:
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM DOS NOSSOS SEGUIDORES!
Cadastre seu e-mail na coluna lateral e seja comunicado a cada nova postagem do Blog Showroom Imagens do Passado.
Esse porto do avião é bem famoso até hoje entre os antigos, ainda ouço muita gente de mais idade comentando.
ResponderExcluirJá sobre a famosa Enchente de 1941, recomendo um ótimo livro, ricamente ilustrado, lançado ha poucos anos:
"A Enchente de 41", de Rafael Guimaraens, Ed. Libretos.
Parabéns pelo blog!
Em 1987, quando Alceu Collares era prefeito de Porto Alegre, foi construído o Parque da Marinha e à beira do Rio Guaiba, a Av. Edvldo Pereira Paiva. Este Avenida era prevista na epoca com duas pistas duplas, e haveriam dois ou tres postos de gasolina. A Ipiranga ainda possui (ou possuia nesta epoca) as plantas do "Posto do Avião", e numa iniciativa junto com o VCCB-RS, um dos postos da Avenida, seria a reconstrução do Posto do Avião.
ResponderExcluirAlceu Collares encerrou seu mandato de prefeito, deixando uma das pistas da Avenida construída, e o restante como obras dos postos, bares, etc, para ser concluídos pelo proximo prefeito.
O proximo prefeito foi Olivio Dutra, quando todas estas obras foram suspensas, acabando o sonho de tremos de volta o Posto do Avião. A avenida só teve sua segunda pista concluida 20 anos depois.
Milton Nique
Prezados amigos Justino e Milton!
ResponderExcluirMuito obrigado pelos seus comentários.
É sempre muito bom receber comentários com conteúdo como o de vocês.
Eu fico só imaginando como o Posto do Avião deve ter deixado saudade entre os mais antigos que tiveram a oportunidade de passar por ali pelo menos uma vez.
Por favor, fiquem à vontade quando quiserem colaborar.
Att: Mauricio de Andrade Silveira
Administrador do Blog Showroom Imagens do Passado.
É uma pena que na época não se tinha noção de patrimônios históricos, pois senão esse posto poderia ter sido tombado, não dessa forma que foi, mas tombado pelo patrimônio histórico da cidade.
ResponderExcluirA foto do Posto do Avião não pode ser de 1956... Os primeiros Fuscas brasileiros surgiram em 1959 e aqueles da foto não são dos alemães. Salvo melhor juízo.
ResponderExcluirEstou com 59 anos. Hoje me deu saudades do posto do avião. Que me apresentado por meu pai,eu devia ter uns sete anos;era imponente. Se não me engano era amarelo e verde . Bandeira da ipiranga. Daí descobri a página de vocês. Parabéns. Excelente trabalho.
ResponderExcluir