Prezados amigos e visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado.
_____________________________________________________________________________
Coisas da vida moderna!
Como todos nós sabemos, a vida nas grandes cidades hoje em dia é muito corrida, acordamos muito cedo para trabalhar, acabamos indo dormir muito tarde para podermos dar conta dos nossos compromissos.
Enfrentamos muitas vezes, horas de trânsito congestionado, devido a acidentes ou até mesmo pelo grande número de veículos que ganharam as ruas nos últimos anos. Muitas vezes esse ritimo frenético de vida que muitos de nós levamos, acaba fazendo com que muitas coisas interessantes ao nosso redor, presentes no nosso dia a dia passem desapercebidas. Hoje como forma de enfrentar esses grandes congestionamentos, temos outras formas para exercer o nosso direito de ir e vir, com um pouco mais de agilidade. E foi graças a um desses meios de transporte público que o veículo mencionado nesta postagem foi descoberto.
Trabalho de Segunda a Sexta-feira em Porto Alegre, acordo cedo, antes da seis da manhã para estar lá as sete e como de costume me desloco até Porto Alegre de metro.
E foi em um dia comum como muitos outros que acabei encontrando essa grande raridade da indústria automobilística brasileira.
Sim meus amigos!
Entre uma olhada e outra pelas janelas do metro em uma daquelas ruas paralelas dos bairros, salta aos meus olhos uma rara Esplanada GTX 1969 na cor Bronze Turbina.
Primeiras imagens da Esplanada GTX Bronze Turbina.
Parada em frente a uma modesta oficina de "chapeação" ou "funilaria" lá estava ela imponente chamando a atenção até mesmo das pessoas mais leigas no quesito antigomobilismo.
Mas ao mesmo tempo pensei comigo que este carro não teria preço, pois deveria pertencer a algum colecionador etc e tal.
Aquelas típicas perguntas que vem na cabeça de todos nós que somos apaixonados por carros antigos.
Depois desta primeira vista, todos os dias passava pelo mesmo local tentando avistar a mesma, porém depois de algum tempo ela desapareceu, até que alguns meses atrás ela novamente deu o "ar da graça" .
No mês passado como foi mostrado aqui no blog, eu estive presente ao VIII Mopar Nationals, lá tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o grande amigo Alexandre Badolato, que vem desenvolvendo um trabalho fantástico de preservação da história e dos modelos produzidos pela Chrysler do Brasil.
Trabalho este que deve ser seguido como exemplo, pois acabou criando uma nova cultura de preservação e conservação destes veículos, fazendo com que hoje possamos encontrar e descobrir verdadeiras raridades da marca, com um simples estudo da plaqueta de identificação.
Depois de muita conversa, acabei comentando sobre a existência deste raro exemplar e logo recebi a missão de lhe encontrar a qualquer custo.
E foi logo após ao meu retorno de São Paulo, durante um sábado que acabei indo atrás do veículo em questão.
E para minha surpresa este estava sendo colocado à venda.
Após alguns contatos telefônicos tive a oportunidade de conversar com o Sr. Raul Stabel, que me contou um pouco da história do carro.
Segundo o Sr. Raul, ter uma Esplanada GTX foi seu sonho durante muitos anos e em uma certa ocasião em que estava na capital federal, acabou por descobrir a existência de um exemplar deste carro aqui, em terras gaúchas, guardado a muito tempo.
Depois de muita busca e de quase desistir de encontrar o mesmo, acabou descobrindo o paradeiro correto.
E descobriu também, que o primeiro proprietário foi uma das grandes personalidades políticas do Rio Grande do Sul e também do país, o Sr. Leonel de Moura Brizola .
Vamos falar superficialmente aqui nesta postagem sobre a história deste carro, pois ainda não fomos à fundo, ou seja a nossa investigação ainda não está concluída.
As primeiras informações que tivemos foi de que, o Sr. Leonel de Moura Brizola, teria comprado este carro na época em que estava exilado no Uruguai e colocado o mesmo no nome de seu motorista, para que este bem não pudesse ser tomado.
Reza a lenda que Brizola mesmo estando exilado no Uruguai entrava em território brasileiro via rota maritima pelo Chuí e usava este carro exporadicamente sem levantar suspeitas.
Bom!
Friso aqui mais uma vez que isto são apenas alguns relatos que nos foram contados e também ficamos sabendo da existência de material fotográfico que comprova que este carro realmente pertenceu a Brizola.
Deixando um pouco da história de lado, após algumas semanas de negociação a Simca Esplanada GTX Bronze Turbina, ganhou um novo lar.
Agora ela faz parte do acervo do Museu Dodge e chegou para fechar o quarteto de cores da Esplanada GTX sendo elas, Vermelho Indianápolis, Azul Le Mans, Verde Interlagos e Bronze Turbina.
Na Sexta-feira passada fui buscar a Bronze Turbina, pois ela estava ocupando vaga na oficina e também por que não fazia sentido ela ficar lá, já que tinha um novo lar.
Paradinha no posto para abastecer logo depois de sair da oficina onde ela ficou por três anos, afinal de contas temos que chegar em casa.
Para trazer a GTX para a garagem da " redação " do Blog Showroom Imagens do Passado, convidei alguns grandes amigos, entusiastas e apaixonados pelos carros antigos.
Depois de alguns minutos e uma certa nostalgia conseguimos chegar em casa, sãos e salvos com a GTX.
Os amigos devem estar se perguntando o porque da GTX estar tão bela nas primeiras fotografias e um pouco " malhada " nas fotografias acima.
Segundo o Sr. Raul, assim que ele comprou a GTX, a sua pintura não estava lá essas coisas e ele então decidiu restaurar.
Fez toda a decapagem da carroceria e pintou ela novamente, porém algum tempo depois algumas pequenas bolhas apareceram e ele mandou refazer tudo novamente e no meio disto tudo acabou se desgostando do carro.
Primeiras imagens da GTX em sua garagem provisória, um pouco suja e acanhada mas em breve vai ficar como nova.
E aqui a reunião da " Quadrilha GTX " , quero agradecer aos meus amigos Joseano e Josiel Xavier e também ao meu amigo Enio Michel, pela assistência prestada.
Como no domingo passado o tempo ficou firme por aqui, coloquei a GTX pra rua, para ganhar um belo banho, pois era mais que necessário, visto que estava tapada de poeira .
Depois de uma tarde inteira de trabalho a aparência já era outra, banho tomado, interno aspirado e vinil limpo.
Depois de todo o processo de limpeza, pude ver como este carro no alto dos seus 42 anos de idade apesar da aparência "malhada" se mostra quase que intocado e mostra muitas características originais de fábrica que nunca foram desfeitas.
O vinil ainda é original de fábrica.
Os amigos que são antigomobilistas e que sabem dar valor a um bom carro e também reconhecer quando este é uma verdadeira jóia, sabem que querendo ou não todos nós acabamos criando um laço afetivo com estas máquinas involuntáriamente.
Cuidei da GTX aqui em casa durante uma semana, como se fosse um membro da família, coloquei o nosso carro de uso na garagem de fora para que ela pudesse ficar bem acomodada.
Como foi bom chegar em casa depois do trabalho e ver esta pérola na nossa garagem, sentir o cheiro de carro antigo todo dia e também o borbulhar de um bom e antigo motor V8.
Mas como falei logo acima, agora ela pertence ao Museu Dodge do nosso amigo Alexandre Badolato e ela estava aqui só de passagem.
Hoje porém, o dia amanheceu mais triste, pois chegava a hora da "garota bronzeada" partir para seu novo lar, receber alguns ajustes necessários e um tratamento a sua altura.
GTX momentos antes de embarcar, dia nublado e uma cena um tanto triste.
Hora de subir Bronzeada vamos lá.......
Até mais garota! Nos vemos em breve em nova forma.
Showroom Imagens do Passado resgatando histórias
Por favor deixe o seu comentário!
A sua opinião é muito importante para nós.
Atenciosamente: Administradores do Blog Showroom Imagens do Passado.
COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotografias antigas e sugestões para:
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM DOS NOSSOS SEGUIDORES!
cadastre seu e-mail na coluna lateral e seja comunicado a cada nova postagem do Blog Showroom Imagens do Passado.