PREZADOS AMIGOS E VISITANTES DO BLOG SHOWROOM IMAGENS DO PASSADO!
A nossa busca por fotografias antigas que retratam o cotidiano das antigas concessionárias do nosso país nunca param.
Felizmente muitos apaixonados por carros antigos como nós tem criado algumas páginas no facebook e muitas fotografias novas tem aparecido.
As imagens deste post foram enviadas pelo amigo Gilberto Millão, da cidade de Novo Hamburgo/RS e mostram algumas imagens da antiga concessionária Chrysler Corauto da cidade.
Já vi alguns veículos com a plaqueta de identificação desta concessionária , mas até então não tinha nenhum registro da mesma até então.
O pai do amigo Gilberto era um dos proprietários da concessionária.
A imagem acima, foi feita no estande da concessionária em uma feira que aconteceu na FENAC de Novo Hamburgo em meados da década de 70.
Momento da entrega de um Dodge Dart Sedãn zero KM .
As duas imagens acima, foram feitas em um evento para os concessionários Chrysler onde foram apresentados os modelos da linha 1975, contando também com o raro protótipo da perua Dodge 1800, que esteve presente no salão de 1974, mas que nunca chegou a ser produzida aqui no Brasil.
PREZADOS AMIGOS E VISITANTES DO BLOG SHOWROOM IMAGENS DO PASSADO!
Alguns meses atrás apareceu nas redes sociais algumas fotos de um Chevrolet Opala SS 1972 na cor preta e com as faixas decorativas da versão na cor branca.
Mas como assim?
Essa configuração é totalmente controversa as características que se tem conhecimento.
Em um primeiro momento nos questionamos sobre a autenticidade dessa configuração, mas em contrapartida, as fotografias de época faziam acreditar que era um carro extremamente raro e original.
E essas fotos nos remeteram a uma outra história envolvendo também um outro Opala SS 1972 porém este um quatro portas.
Mas até onde sabiamos os Opala SS quatro portas teriam saído somente em 1971 e já em 1972 disponível somente na versão cupê.
Chevrolet Opala SS 1972 quatro portas do acervo do amigo Alexandre Badolato. Conheça um pouco mais sobre a história desse Opala SS 1972 no vídeo abaixo.
Como já comentamos aqui no blog algumas vezes, as histórias das nossas montadoras e dos nossos carros possuem muitas " lacunas " e com a General Motors do Brasil não é diferente.
Mas as respostas as nossas perguntas já começaram a ser respondidas no próprio catálogo de lançamento da linha Opala 1972 que já postamos aqui no blog.
A imagem logo acima é uma cópia de uma das páginas do catálogo de lançamento da linha Opala 1972.
E bem no topo nas características do Opala SS consta a opção da carroceria de duas e quatro portas como podemos ver.
E como atestar isso?
Será que poderiamos encerrar essa história consultando apenas um material oficial de época?
Onde procurar as informações para responder essas perguntas?
Dessa vez foi fácil, pois as respostas estavam dentro da nossa pequena biblioteca automotiva.
Cerca de dois anos atrás esse catálogo de peças e acessórios publicado em Abril de 1978 pela própria General Motors do Brasil, que abrange todas as características dos veículos produzidos entre 1969 e 1977 passou a fazer parte do nosso acervo e ajudou a esclarecer esse episódio.
A busca por identificações aparece logo nas primeiras páginas do catálogo mostrando os códigos do Opala SS de duas e quatro portas para 1972. Sendo eles os códigos modelo 57692 e código catálogo H69 para o Opalas SS quatro portas e os códigos modelo 57872 e código catálogo H87 para o Opalas SS duas portas ,como mostra a página do catálogo logo acima.
Lendo com um pouco de atenção a página logo acima tendo em mente os códigos H69 e H87, podemos constatar que o Opala SS na cor preta, foi sim oferecido no ano de 1972 nas versões de duas e quatro portas, além das outras cores convencionais que contrastavam com as faixas pretas características do modelo.
E como se não bastasse, essa mesma opção de carroceria na cor preta com faixas brancas estava disponível também no Opala SS 1973 cupê.
Saber quantos Opalas com essas características especiais foram produzidos talvez seja uma grande incógnita.
Quantos então teriam sobrado? Só Deus sabe.
Mas como sabemos também o mundo do antigomobilismo é uma grande caixinha de surpresas e se tratando de carros nacionais então, tudo pode acontecer.
Quem sabe um desses remanescentes não estão por ai rodando, descaracterizados ou até mesmo guardados em algum lugar desse nosso enorme país.
Chevrolet Opala SS 1972 na exclusiva e rara configuração de carroceria na cor preta com as faixas brancas.