PREZADOS AMIGOS E VISITANTES DO BLOG SHOWROOM IMAGENS DO PASSADO!
Alguns meses atrás apareceu nas redes sociais algumas fotos de um Chevrolet Opala SS 1972 na cor preta e com as faixas decorativas da versão na cor branca.
Mas como assim?
Essa configuração é totalmente controversa as características que se tem conhecimento.
Em um primeiro momento nos questionamos sobre a autenticidade dessa configuração, mas em contrapartida, as fotografias de época faziam acreditar que era um carro extremamente raro e original.
E essas fotos nos remeteram a uma outra história envolvendo também um outro Opala SS 1972 porém este um quatro portas.
Mas até onde sabiamos os Opala SS quatro portas teriam saído somente em 1971 e já em 1972 disponível somente na versão cupê.
Chevrolet Opala SS 1972 quatro portas do acervo do amigo Alexandre Badolato.
Conheça um pouco mais sobre a história desse Opala SS 1972 no vídeo abaixo.
Conheça um pouco mais sobre a história desse Opala SS 1972 no vídeo abaixo.
Como já comentamos aqui no blog algumas vezes, as histórias das nossas montadoras e dos nossos carros possuem muitas " lacunas " e com a General Motors do Brasil não é diferente.
Mas as respostas as nossas perguntas já começaram a ser respondidas no próprio catálogo de lançamento da linha Opala 1972 que já postamos aqui no blog.
A imagem logo acima é uma cópia de uma das páginas do catálogo de lançamento da linha Opala 1972.
E bem no topo nas características do Opala SS consta a opção da carroceria de duas e quatro portas como podemos ver.
E como atestar isso?
Será que poderiamos encerrar essa história consultando apenas um material oficial de época?
Onde procurar as informações para responder essas perguntas?
Dessa vez foi fácil, pois as respostas estavam dentro da nossa pequena biblioteca automotiva.
Cerca de dois anos atrás esse catálogo de peças e acessórios publicado em Abril de 1978 pela própria General Motors do Brasil, que abrange todas as características dos veículos produzidos entre 1969 e 1977 passou a fazer parte do nosso acervo e ajudou a esclarecer esse episódio.
A busca por identificações aparece logo nas primeiras páginas do catálogo mostrando os códigos do Opala SS de duas e quatro portas para 1972.
Sendo eles os códigos modelo 57692 e código catálogo H69 para o Opalas SS quatro portas e os códigos modelo 57872 e código catálogo H87 para o Opalas SS duas portas ,como mostra a página do catálogo logo acima.
Lendo com um pouco de atenção a página logo acima tendo em mente os códigos H69 e H87, podemos constatar que o Opala SS na cor preta, foi sim oferecido no ano de 1972 nas versões de duas e quatro portas, além das outras cores convencionais que contrastavam com as faixas pretas características do modelo.
E como se não bastasse, essa mesma opção de carroceria na cor preta com faixas brancas estava disponível também no Opala SS 1973 cupê.
Saber quantos Opalas com essas características especiais foram produzidos talvez seja uma grande incógnita.
Quantos então teriam sobrado? Só Deus sabe.
Mas como sabemos também o mundo do antigomobilismo é uma grande caixinha de surpresas e se tratando de carros nacionais então, tudo pode acontecer.
Quem sabe um desses remanescentes não estão por ai rodando, descaracterizados ou até mesmo guardados em algum lugar desse nosso enorme país.
Chevrolet Opala SS 1972 na exclusiva e rara configuração de carroceria na cor preta com as faixas brancas.
Showroom Imagens do Passado resgatando histórias
COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotografias antigas para:
( mauricio_silveira_andrade@hotmail.com )
Acompanhe também a nossa página no Facebook .
Um comentário:
Olá Mauricio ! Primeiramente, parabens pelo seu trabalho ! Acompanho seu blog a um bom tempo, e eu considero umas das melhores fontes da intenet para quem é antigomobilista e tem no sangue o "fator história" que todos estes carros sempre nos trazem. Sou proprietário de um Opala SS 1972 legítimo, o qual estou restaurando há muitos anos, portanto, sempre procuro informações sobre o modelo na internet. Eu "acho" que este SS preto foi montado, repitado ou personalizado na época a gosto do dono ou em até alguma concessionária (o que era algo comum até), e não seja efetivamente um modelo original de fábrica, pelos seguintes motivos: 1 - na tampa traseira pintada em branco, nota-se que a tampa de combustível está parte cromada, e parte pintada de branco, acompanhando o restante da tampa traseira; o correto seria a tampa toda cromada. Creio que originalmente a fabrica nao deixaria isto acontecer (metade pintada, e outra metade cromada). Outro detalhe, nas faixas laterias não se nota o simbolo SS com a bandeira quadriculada, que é padrão no modelo 71 à 73 e localizada originalmente no para-lamas, logo atras das rodas dianteiras, de ambos os lados. No lado da foto a tal bandeirinha não aparece. Outro detalhe é que no próprio catalogo que vc anexou nas imagens (onde constam as informações dos modelos SS, 2 e 4 portas), está claro que as faixas, tanto laterais quanto traseiras, são padronizadas em preto fosco. Claro que se tratando do passado das montadoras nacionais, principalmente a Chevrolet, não podemos desconsiderar nada. De qualquer forma, acho que os pontos notados podem ser levados em consideração. Abraços ! Rafael
Postar um comentário