Pesquise aqui os títulos do blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

O verdadeiro mito: Dodge Charger 1968





   Alguns carros já nascem clássicos, certos de que, além de obter um enorme sucesso junto ao público e à crítica, carregam o charme, a elegância, e o porte de quem já nasceu vencedor...
   Entre algumas marcas e modelos de veículos em escala mundial, certamente devemos nos referir ao Dodge Charger como um grande exemplo desse fato.
   Nascido em 1966 como uma variação de estilo dos modelos Coronet, o Charger trazia uma carroceria em legitimo estilo Fastback, e uma de suas marcas registradas: a grade totalemnte fechada, que escondia os faróis, item esse somente encontrado nos carros de luxo de um segmento superior, devido ao seu estilo e certa complexidade para funcionar a contento...
   Eis o primeiro modelo Charger, que perdurou por somente dois anos:






   O modelo tinha um grande apelo esportivo, mas infelizmente não foi tão brilhante nas vendas como a divisão Dodge pretendia...Um novo substituto estava a caminho, e com uma carroceria bem esguia e larga na parte traseira, que logo foi apelidada de "Coke Bottle" (garrafa de Coca-Cola), pelas linhas lembrarem vagamente uma garrafa mais bojuda...
   E aí sim o sucesso brilhou, tanto que houve um acréscimo de 500% ( !!!! ) nas vendas do modelo, e a fábrica de Hamtramck, MI não dava mais conta de produzir o modelo...Foi necessário unir forças e escalonar a fábrica de Saint Louis, MO para também auxiliar nos pedidos que não paravam de pipocar na porta da empresa, devido ao grande sucesso da reestilização.
   A primeira foto mostra exatamente o que acabamos de descrever aqui, e a produção teve início com 126 unidades produzidas por dia !!!
   E isso em 1968, para uma carroceria full-size, e que tinha uma extensa gama de versões, desde os motores 225 Slant Six até os famigerados 426 HEMI e 440 Magnum !
   Abaixo deixo a vocês algumas imagens da linha de montagem, para o seu deleite:











E veja só o carro já pronto, novinho em folha, que visual mais sensacional !!!




Mário César Buzian

Imagens: Sites Allpar.com e Hamtramck Registry Book


POR FAVOR DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Atenciosamente Administradores do blog Show Room Imagens do Passado

quarta-feira, 24 de março de 2010

6° Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia RS



6° Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia RS
___________________________________________________
Prezados amigos e visitantes do blog Show Room Imagens do Passado!
   No último domingo, dia 21 de Março de 2010, eu fui prestigiar e também representar o nosso blog no 6° Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia-RS.
   O Encontro começou na sexta-feira, dia 19 de Março e terminou no domingo dia 21 de Março.
   Decidi, ir prestigiar este evento, pois já fazia um bom tempo que eu não freqüentava um encontro deste porte. Já que eu estava lá, aproveitei, para fazer uma boa cobertura do último dia do evento e fotografei todos os carros que eu tive a oportunidade de ver.
  Afinal de contas, ver fotos antigas com carros de época que é a finalidade do blog, é muito bom.
  Mas poder ver os nossos saudosos carros antigos ao vivo também tem o seu valor.
  O encontro foi realizado em um centro de eventos da cidade onde estiveram expostos muitos carros de todas as épocas.
__________________________________________________________________________________
   Logo ao chegar no local onde se realizou o encontro, pude notar o alto grau de organização e também o capricho dos organizadores.


   Assim que eu cheguei no encontro, de cara encontrei o carro que sem sombra de dúvida, originou o meu gosto pelos carros.
   Para quem não sabe, esse belíssimo Ford Maverick Super Luxo ano 1975, figurou em um episódio de um seriado que é promovido pelo grupo RBS que é chamado histórias curtas, onde mostra as produções independentes de produtores de cinema.
   O episódio onde este belo Ford Maverick teve a feliz oportunidade de figurar chama-se :
                     " A Jaqueta do Elvis " 


  Bom meus amigos!
  Daqui para a frente, eu vou postar algumas fotos de alguns dos carros que mais chamaram a minha atenção neste belíssimo encontro.


    Uma coisa que eu pude perceber nesse encontro, é que agora começa a surgir um novo tipo de colecionadores vamos dizer assim.
   Estou falando meus amigos da iniciativa que já começa a ganhar proporções de resgatar os automóveis nacionais sobreviventes da década de 80 que em breve já passaram a serem considerados  "antigos".




      Quem quiser ver essas e todas as outras fotos do encontro, basta acessar o link abaixo:



______________________________________________________________________________


Comentário:  
__________________________________________________________________________________ 

   Neste encontro, conforme eu mensionei em um dos parágrafos, eu pude notar um interesse, que em outras épocas pouco existiu. 
   A conciência de preservar aqueles carros com mais de 20 anos que ainda rodam no nosso país.
  Aqueles carros que as vezes passam meio despercebidos por nós, mas que se nós não tomarmos algumas providências e logo, provavelmente poucas pessoas das próximas gerações terão a oportunidade de ver ao vivo e a cores, um Ford Escort XR3 conversível, um Chevrolet Opala Comodoro 1980, entre tantos.
   E não quero ser muito visionário, mas já sendo acho de muito bom gosto, todos nós começarmos a pensar também em algumas pérolas da década de 90, que já andam bem difíceis de se ver pelas ruas.



Att: Maurício de Andrade Silveira - Administrador do blog Show Room Imagens do Passado

                         
 Fotos exclusivas do blog Show Room Imagens do Passado