Pesquise aqui os títulos do blog

Carregando...

terça-feira, 6 de julho de 2010

MEMÓRIA NACIONAL




Prezados amigos e visitantes do blog Showroom Imagens do Passado!

    Muita gente ainda não considera a linha Fiat 147 como colecionável e isso não é certo, visto que eles foram lançados há quase 35 anos atrás e também foram os primeiros modelos projetados para o Brasil, inaugurando a produção da Fiat em nosso país.
    Quebraram uma série de paradigmas, o primeiro deles com a ousadia de fazer uma fábrica fora do tradicional eixo Rio-São Bernardo do Campo/SP (instalou-se em Betim,MG região metropolitana de Belo Horizonte) , depois introduzindo no mercado um carro de pequeno porte mas com soluções técnicas bem modernas à sua época, tais como o motor transversal de baixa cilindrada com bom rendimento e economia, aliados a um ótimo espaço interno e linhas bonitas.
    Visando um mercado novo e inexplorado, foi a primeira empresa a lançar oficialmente um carro movido a álcool no mercado nacional (em 1979) e também criou nessa mesma época outro nicho de mercado muito lucrativo por aqui: as das picapes de pequeno porte e de comerciais leves, com a linha Fiat Pick-up, Fiorino e 147 Furgão.


                                       
Fiat 147
Fiat 147 pick-up
Fiat 147 Fiorino
Fiat 147 Fiorino Vetrato
Fiat 147 GL
Fiat 147 Furgão
    Para um público mais exigente lançou dois modelos mais requintados e com um motor de maior cilindrada com um toque mais nervoso e esportivo, os 1300 GLS e Rallye na linha 1979.

Fiat 147 GLS 1300
Fiat 147 Rallye

    Em 1980 a frente dos 147 sofreram a sua primeira reestilização, ficando com a grade, faróis e piscas redesenhados, e nesse mesmo ano surge a Panorama, primeira Station-Wagon da Fiat, que posteriormente serviu de plataforma para os comerciais Fiorino e Pick Up.

Fiat 147
Fiat 147 C
Fiat 147 CL
Fiat Panorama C
Fiat Panorama CL

Fiat 147 pick-up City
Fiat 147 Fiorino Vetrato
Fiat 147 Fiorino
Fiat 147 1300 GLS
Fiat 147 Rallye
  
   Em 1983 é lançado mais uma linha de maior luxo, a Spazio, com notáveis incrementos em seus acabamentos internos e externos, e vem a opção do câmbio de 5 marchas para toda a linha.
    Por último foi lançada o modelo de três volumes, o Oggi, que teve uma série especial para homologar um novo motor nas pistas, o 1500 CSS. Esses modelos tiveram vida muito curta, pois foram lançados praticamente quando a linha Uno chegou ao mercado, em meados de 1984.  A produção dos 147 cessou apenas dois anos depois, em fins de 1986.   
Fiat Spazio CLS,TR e CL
Fiat Spazio TR.
Fiat Spazio CL
Fiat Spazio CL
Fiat Spazio TR
Fiat Oggi CS
Fiat Oggi CSS.
   
   Enfim, esse carrinho figura na história automobilística nacional e tem seu lugar garantido na garagem de milhares de brasileiros, pois provou ser bastante resistente e confiável, apesar de terem caçoado muito dele...Foi a base de desenvolvimento para toda uma indústria, copiado pelos próprios concorrentes depois de algum tempo, e serviu para desbravar nosso mercado e abrir espaço para a linha Uno, sucesso absoluto de vendas em nosso país...
    E quando essas imagens foram clicadas ninguém, nem em seus mais remotos sonhos e devaneios, poderia sequer supor que a Fiat hoje seria líder de vendas de carros no Brasil por anos seguidos !!


    Outro fato muito interessante na história da linha Fiat 147 e também na história da Fiat do Brasil, eram as apresentações feitas com os Fiat 147 em todo o território nacional pela Equipe Jota Cardoso Show.
    Após anos fazendo apresentações pela Ford do Brasil, a Equipe Jota Cardoso Show, passou a fazer apresentações pela Fiat, logo no início das suas atividades aqui no Brasil.
    Com os Fiat 147 ainda apresentavam os seus antigos números, como derrapegem, rampa a rampa, o balé e na Fiat inovou com um novo número que a Ford do Brasil na ocasião tinha achado muito arriscado, A RODA DA MORTE.








Showroom Imagens do Passado resgatando histórias
Fonte das imagens: Site da Fiat Motor Press e acervo pessoal da Equipe Jota Cardoso Show.

Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós.
Atenciosamente: Administradores do blog Showroom Imagens do Passado.

Ao deixar o seu comentário por favor informe o seu endereço de e-mail







Linha Fiat 147
Postagem escrita por:
Mário César Buzian e Maurício de Andrade Silveira
                          





 

 









7 comentários:

Mário César Buzian disse...

Show de imagens, tudo de época !!
Meus parabéns pelo resgate !!!

Marcelo disse...

Excelente, gostei demais de ver as fotos dos fiat Spazio TR e do Oggi CSS. Parabéns!

*Kiko Molinari* "^.^" ®Originals® disse...

Grandes imagens !!!
E eu achando que nunca existiu a Fiorino Furgão com janelas laterais !!!

Belo acervo, parabens :D

Abraços
ass
Cristiano "Kiko" Molinari - Editor blog Carros Raros BR e Bizarrices Automotivas

diego disse...

parabéns pelas imagens fiquei emocionado!!! muitas pessoas deveriam conhecer a maguinifica história da fiat no brasil

Anônimo disse...

Muito boa a seleção de imagens, inclusive pude ver "ao vivo" e à cores meu primeiro carro: Fiat 147 CL 1.300cc álcool vermelho valelunga, e meu primeiro esportivo OGGI CSS, um porreta de carrinho!!!

Agora aguardo as imagens de outros xodós, os Passats!!!
Parabéns - Marco Antonio - Curitiba-PR

PABLO VASCONCELOS disse...

MEU PAI TEVE 4 FIAT 147,OS 2 PRIMEIROS ERAL OK MODELO 147C,O OUTRO ERA UM USADO 147C 83,DEPOIS UM SPAZIO CL E POR ULTIMO UMA CITY 87 5 MARCHAS ZERADA,MUITO NOVA MESMO,ISSO EM 98,TENHO MUITAS HISTORIAS NESSES CARROS,APRENDI A DIRIGIR NELES,NO BARRO ELES ERAM IMBATIVEIS,QUANDO MEU PAI VE ALGUM ELE FICA DOIDIM,UM RAPAIZ AQUI EM ITUIUTABA TEM UM NOVIM COM 20.000KM,O CARRIM TA ZERADO,ELE QUER R$30,000.00.

Anônimo disse...

Recentemente comprei um 147 panorama 81,toda disbotada,queimada do sol,sem os forros internos,pensa num carrinho judiado,mais aonde eu vou todo mundo paga pau porque so tem ela na minha cidade,aqui quando se fala em carro antigo logo se fala em fusca, então quando alguem sai desse contesto,fica focado!!!! adoro de paixão minha 147 piruinha,agora to eu mesmo reformando ela,vou deixar ela zero bala,num troco ela nem por 10 fuscas