Pesquise aqui os títulos do blog

Carregando...

domingo, 11 de dezembro de 2011

SHOWROOM BUSOLOGIA - CITRAL S.A.

Prezados Amigos e Visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado!
    Hoje na coluna Showroom Busologia o nosso auto Marcos Jeremias, nos conta um pouco da história de uma das mais tradicionais empresas gaúchas do transporte coletivo, a CITRAL S.A. .
__________________________________________________________________________________________

   A empresa CITRAL S.A. ( Comercial, Importadora Transportes, Representações e Acessórios Ltda ), surgiu da fusão das companhias Dreher & Borges Ltda e Benetti & Cia cuja razão social era Real e Rex, empresas que faziam as linhas entre as cidades gaúchas de Taquara-Santo Antônio da Patrulha;Taquara-Rolante-Riozinho eTaquara-Porto Alegre.
    União esta, oficializada em 19 de agosto de 1952, tendo como sócios fundadores os senhores, Análio Feijó Borges , Patrício Dreher,Osvaldo Klein, Oscar Linden, Alberto Ritter, Joaquim Steffen, Frederico Rappa, Hugo Adalberto Schein, Gomercindo Machado Benetti e Ângelo Benetti .
   Estes decidiram por constituir uma diretoria que seria substituída a cada cinco anos. 
   Sendo assim, a primeira diretoria da empresa, era composta da seguinte maneira: Joaquim Steffen (presidente), Oscar Linden (diretor tesoureiro),Gomercindo Benetti (diretor gerente ) e Análio Feijó Borges (diretor comercial).

    Na fotografia acima, o registro de alguns veículos da frota da Empresa Citral S.A. , feita entre o final da década de trinta ou início da década de quarenta.
   Da direita para esquerda temos algumas " Jardineiras " construídas sobre chassis comerciais do Chevrolet 1939 ( Chevrolet Tigre ), ao lado deste, outra jardineira também sobre chassi comercial, porém do Chevrolet 1938, um Ford 1934 ( Ford Barril ), outro Chevrolet 1938 e mais um Ford 1934 ( Ford Barril ).
   Incrível como o chassi comercial dos Ford 1934 e também de demais modelos foram empregados com esta finalidade.
   O que terá acontecido com todos eles?
   Será que não sobrou pelo menos um exemplar de cada para contar a história?

Nas duas imagens acima, vistas diferentes desta que foi a primeira garagem da Empresa CITRAL S.A.

Na imagem acima temos um micro-ônibus, construído sobre o chassi comercial do Ford 1946, a carroceria é Eliziário e fazia parte da frota da Empresa Citral Ltda .


Nas duas imagens acima, mais dois micro-ônibus construídos sobre o chassi comercial do caminhão Ford 1946 da " Empreza " Rex, estes com carrocerias Ott.

Na imagem acima, um Eliziário Coach Rodoviário GMC da Empresa Rex.

Eliziário Urbano 1958, construído sobre chassi comercial de um raríssimo Ford FK G 700, veículo da empresa Citral Ltda.

    Em março de 1955, mais um sócio  passou a integrar a Citral, quando Erno Genehr entrou na sociedade com um veículo Ford ano 1950.
   Nos anos seguintes, a empresa foi expandindo suas linhas e aumentando o número de veículos acompanhando o crescimento da região, realizando incorporações e adquirindo empresas.

Eliziário Gostosão Rodoviário Mercedes - Benz LP - 312 da Empresa Rex.

   Em 1956 foi adquirida a Braun & Cia Ltda, empresa de Alfredo Braun que possuía quatro ônibus.
   Em 1959 foi a vez da aquisição da Irmãos Roth & Cia Ltda de Três Coroas, que possuía seis ônibus, entre eles um Ford alemão.
   Em 1966, incorporou a empresa Davi Dal-Ri de Campo Bom e em 1973 houve incorporação da Silva e Irmãos, de São Francisco de Paula. 
    Ao longo do tempo, num processo natural de crescimento, fortalecida pela sua atuação no mercado, a empresa foi instalando suas filiais e passou, em 1977, a adotar a sua atual denominação: CITRAL TRANSPORTE E TURISMO S/A .

Na fotografia acima, um ônibus Mercedes-Benz  0-355 Rodoviário, e logo abaixo, um Marcopolo MP II  Mercedes - Benz  LPO 1113 1977.

     Em 1985, foi incorporada a Empresa Floresta de Canela, em 1990 foram adquiridas duas concessões de linhas da Empresa São José de Osório.
     Em 1991 incorporada a Viação São Luiz, que realizava as linhas entre Caxias do Sul e Vacaria.
     No começo da década de 2000 seus diretores resolvem dividir a empresa em linhas intermunicipais e municipais e assim é fundada a Citral Morungava, para atender a localidade de Morungava, pertencente a cidade de Gravataí/RS.
    Inicialmente, sua frota era composta por ônibus procedentes da Citral e Central Transportes.
     Em 2004, a CITRAL MORUNGAVA foi vendida para Alexandre Biasus, proprietário da Vicasa e de outras empresas da região de Canoas, a qual houve a mudança de nome para Morungava e a compra de ônibus novos.
     A partir dos anos seguintes passou a se chamar Transcal e passa a atender também ao município de Cachoeirinha, em substituição a Vicasa.
     Nos dias atuais a Citral Transportes é dedicada quase que exclusivamente ao transporte rodoviário e conta hoje com aproximadamente 170 veículos.
     Sua Matriz esta localizada em Taquara e com filiais em Sapiranga, São Francisco de Paula e Canela, além de postos de atendimento em outras localidades da região, servindo a região metropolitana, o interior do estado, a serra e o litoral gaúcho.
      Reafirmando seu respeito à comunidade, atua com comprometimento em diversos projetos na área social, cultural e ambiental, através do seu Programa de Ações no campo da responsabilidade social.
    Em 2012 a CITRAL completa 60 anos de dedicação ao transporte coletivo de passageiros no Estado do Rio Grande do Sul.


Showroom Imagens do Passado resgatando histórias.

Fonte das Imagens:
Acervo pessoal de Marcos Jeremias
Colaboração:
Guilherme Costa Gomes ( http://antigosverdeamarelo.blogspot.com )

Por favor deixe o seu comentário!
A sua opinião é muito importante para nós.

Atenciosamente: Administradores do Blog Showroom Imagens do Passado.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotografias antigas e sujestões para:


SEJA VOCÊ TAMBÉM UM DOS NOSSOS SEGUIDORES!

Cadastre seu e-mail na coluna lateral e seja comunicado a cada nova postagem do Blog Showroom Imagens do Passado.

Um comentário:

ronaldom disse...

Interessante a proposta do seu blog, parabéns pela iniciativa