Pesquise aqui os títulos do blog

domingo, 14 de março de 2010

O destino a seu favor.............



Conheça a saga de um Dodge Dart de Luxo 1979 

Algumas pessoas não acreditam, outras dizem que é besteira. Alguns dizem que é coincidência.
Afinal de contas!   Estamos ou não sujeitos as obras do destino?

     Prezados amigos, visitantes e colaboradores do blog Show Room Imagens do Passado.
    Hoje eu quero relatar nesta postagem, uma história no mínimo curiosa, que envolve, carros, trailers, e um Dodge Dart de Luxo 1979.
   Recentemente, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o meu mais novo amigo e também colaborador deste blog Mário César Buzian.
  Um dos maiores entusiastas e apaixonados por automóveis que eu já tive a oportunidade de conhecer. E olha que para eu estar assumindo isso é porque realmente o cara é maluco por carros.
  Após conhecer o nosso amigo pessoalmente, descobri como esse paulista de nascimento veio parar no Rio Grande do Sul e como ele também com todo o seu esforço e pioneirismo trouxe ao conhecimento de todos a história de uma empresa legitimamente gaúcha e pioneira também na construção de trailers. Que querendo ou não deu origem ao caravanismo e ao campismo no Brasil.
    A Turiscar.
   Porém também fiquei sabendo, como ele conheceu a sua esposa e como a internet e os nossos saudosos carros antigos, também acabam pregando peças na nossa vida.
   Conversando com o Mário certo dia ele me falou do desejo dele e da sua esposa de resgatarem um Dodge Dart de Luxo 1979 Marrom Sumatra que pertenceu ao seu sogro o senhor Pedro Scheid e também o carro em que sua esposa aprendeu a dirigir.
   Acho que é do conhecimento de todos os antigomobilistas que o maior museu de automóvies antigos da América Latina em virtude de alguns acontecimentos que eu prefiro nem mensionar aqui veio a ser literalmente desmantelado.
   E todos aqueles belíssimos carros antigos que enchiam os nossos olhos quando estavam todos juntos em exposição estão todos sendo leiloados.
   Claro que não era esse triste destino que nós apaixonados por carros antigos queriamos que viesse a acontecer.
   Esse Dodge Dart de Luxo 1979 Marrom Sumatra, foi faturado na extinta concessionária Chrysler Mocauto na cidade de São Leopoldo RS.
  Foi vendido para um médico e dois anos depois comprado pelo senhor Pedro Scheid, que teve a oportunidade de viver ótimos e saudosos momentos a bordo deste carro.
  Tais como o da foto logo abaixo:


Nessa foto aparece o Dodge Dart de Luxo 1979 Marrom Sumatra, rebocando um trailler Vila Rica rumo a Argentina.



   Após alguns anos de serviços prestados a família do senhor Pedro Scheid esse Dodge Dart de Luxo foi vendido, e passou a fazer parte do acervo do Museu Tecnológico da Ulbra.
   Segundo  o Mário , este carro quando foi comprado estava com apenas alguns pequenos arranhões e quando chegou nas oficinas do museu, foi totalmente desmontado e restaurado.
   Porém, com o fim das atividades do museu, como eu já mensionei logo acima os carros começaram a ser leiloados.
   Fazendo uma visita ao local onde estavam guardados os carros que viriam a ser leiloados, o Mário teve a oportunidade de chegar perto do seu grande sonho.

                                                                                  

                                                                                        

    
                                                                                                                   
As fotos que estão logo acima, foram feitas pelo próprio Mário, no dia em que ele foi visitar os carros que viriam a ser leiloados.

  Nessas fotos, nós podemos notar, que apesar de muito empoeirado, esse carro é simplesmente perfeito.
   Necessitando, apenas de uma boa revisão, uma boa lavagem e também um bom polimento para reviver o brilho da cor Marrom Sumatra e o belo ronco do seu motor V8.

 Nessa foto o carro mensionado nesta postagem aparece na sua antiga garagem .

     Eu decidi, postar esta foto por ultimo, pois através desta postagem, eu quero dar uma notícia a todos vocês.
    Ontém dia 13 de Março de 2010 ocorreu o leilão de alguns carros do acervo do Museu de Tecnologia da Ulbra.
    Este Dodge Dart estava entre os carros do lote a ser leiloado e ele foi vendido...............................
    Porém ele não foi para São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais ou outros estados do nosso país. Ele ficou aqui, no Rio Grande do Sul.
    Este carro foi comprado, por uma pessoa que sem sombra de dúvida, merecia e muito ficar com ele, pois ele sonhou, ele fez planos e graças ao seu pensamento positivo ele conseguiu.
    Quero deixar relatado aqui o meus parabéns ao nosso amigo e colaborador Mário César Buzian e também a sua esposa por terem conseguido resgatar o tão sonhado Dodge Dart de Luxo 1979 Marrom Sumatra.
     Claro que o fim das atividades do Museu de Tecnologia da Ulbra, caiu como uma bomba atômica para nós amantes dos carros antigos, ninguém queria e sequer imaginou que todo aquele império do mundo das quatro rodas um dia iria acabar.
     Mas como diz o velho ditado " Há males que vem para o bem " , e graças a esse lamentável episódio da nossa história, o nosso amigo conseguiu realizar o seu grande sonho.
     Mais uma vez, parabéns meu amigo Mário César Buzian e também a sua esposa e a toda a família Scheid que vão ter de volta o Dodge Dart de Luxo 1979  Marrom Sumatra na sua antiga garagem aqui em São Leopoldo.


     Bom pessoal! Vou parar por aqui, por que eu não sei mais o que escrever.
     Vou deixar as próximas palavras para o mais novo proprietário de Dodge que eu conheço.....



                                                                                        
Fonte das Imagens: Acervo pessoal de Mário César Buzian



Reportagem especial do blog Show Room Imagens do Passado

4 comentários:

Mário César Buzian disse...

Puxa vida, meu grande amigo Maurício !!!!
Desse jeito tu me deixa emocionado...
Rapaz, tu sabes muito bem e acompanhou boa parte da minha indignação para com o fim do nosso amado Museu de Tecnologia, e a minha vontade de ter de volta esse Dodge, que tem tanta estóia para os nossos parentes...
E agora as estórias continuarão, em pleno século XXI !!!
Muito obrigado pelas grandes e gentis palavras que redigiste, quero te dizer que esse nosso entusiasmo é plenamente compartilhado, e certamente irá progredir sempre, pois a nossa curiosidade acerca desse apaixonate assunto nunca vai se esgotar !!!!
Grande abraço, meu guri !!!

Anônimo disse...

Parabéns ao Mário por essa aquisição! esse carro sabemos que estará em boas mãos!!

Joseano silva xavier

Anônimo disse...

Nossa que história, muito bom quando as coisas acontecen a nosso favor o destino traçou isso e foi oque aconteceu parabens pela história e pela dedicação.

Everton Melo 77....BG

Frederico São Leopoldo RS disse...

Bacana a história, o destino é uma coisa incrível. Recuperar um carro depois de tanto tempo e ele estar em estado de zero ainda por cima. Pena ter que ser as custas da dissolução do museu, mas parabéns ao Sr. Mário.