Pesquise aqui os títulos do blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SHOWROOM BUSOLOGIA

Prezados amigos e visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado.

    Alguns meses atrás nós contamos aqui no Blog Showroom Imagens do Passado, a história da Carrocerias Eliziário de Porto Alegre/RS  
    Em uma certa postagem feita aqui também, falei do devido valor, que devemos dar para as tradicionais empresas do nosso país.     Sejam elas a nível regional ou mesmo nacional.  Pois querendo ou não, todas elas também são responsáveis pelo desenvolvimento de cidades, regiões e estados. Como é triste saber que algumas empresas de renome em um determinado momento encerra as suas atividades e toda a sua história acaba escoando pelo ralo.     Foi defendendo este e outros ideais que o blog Showroom Imagens do Passado foi criado. Resgatar pequenas e grandes histórias é o nosso lema, e vamos fazer isto enquanto nós pudermos. Contar a história da Carrocerias Eliziário foi uma grande honra para toda a equipe do blog, pois com este trabalho, que acabou  repercutindo muito bem, outros grandes interessados estão participando do nosso espaço.
    Sem contar em alguns frutos gerados após este trabalho, o primeiro deles... a Classic Bus, o 1º Encontro de Ônibus Antigos do R/S .
    Semana passada, recebi alguns e-mails enviados pelo amigo Luciano Martins da Empresa Unesul de Transportes Ltda, com algumas fotografias de época.

     Conheça um pouco da história da UNESUL.
      Pesquisa de: Marcos Jeremias.
   
     O ano era 1947, e em uma reunião na cidade de Erechim/RS um grupo de empresários analisaram a possibilidade de, em uma união de esforços, proporcionarem melhores serviços aos usuários do transporte coletivo.
     Surgia assim, uma grande empresa que teria um papel importante no desenvolvimento do sul do país.
    Idealizada por Vitório Luís Zaffari com 19 sócios-fundadores, em 03 de Novembro de 1947, foi criada a União Erechim de Transportes Ltda, que iniciou com a união das seguintes empresas.
    Expresso Leão da Serra, Empresa Veteranos da Serra, Empresa Caramuru, Viação Concórdia, Empresa Generali, Goio-En, Generali & Denti,  Viação Planeta e, posteriormente, a Floresul.
     A Unetral foi criada com poucos carros e um capital de NCr$ 70.000,00 vindo com o transcorrer dos anos, face à incorporação de outros veículos e bens a totalizar em 1964 à NCr$ 800.000.00 . !
     No ano de 1944 já na cidade de Passo Fundo/RS foi criada a Transportadora Sulina, empresa dedicada ao transporte de madeira.
    Em 1946, um grupo que possuía 05 sócios funda, no mesmo município, a Transportadora Hércules Ltda. voltada para o transporte de cargas.
   Este grupo adquire, em 1947, a primeira empresa e adota o nome de TRANSPORTADORA SULINA LTDA.
     A Sulina trazia como Gerente Geral o Administrador Henrique Ventura, e já no ano de 1951 ingressa na empresa o economista Avelino Andreis que, em 1954, assume a Gerência Geral.
     Passaram-se os anos e no dia 13 de março de 1964, a Sulina adquire a Empresa Reunidas da Serra, que fazia a linha Passo Fundo à Porto Alegre, sendo assim a Transportadora Sulina, que até então se dedicava ao transporte de cargas passa a atuar no transporte de passageiros.
     Das linhas exploradas por estas duas empresas muitas se superpunham em largos percursos, dando origem a disputa de horários e passageiros, causando sérios prejuízos aos padrões de serviços e elevando custos.
    Em 30 de setembro de 1964, após longa reuniões e estudos, este grupo de empresários decididamente apoiam a fusão dos setores de transporte coletivo de passageiros das empresas UNIÃO ERECHIM DE TRANSPORTES LTDA - UNETRAL e COMPANHIA SULINA DE TRANSPORTES, que decidiram somar esforços com o objetivo de racionalizar os serviços para melhor atender seus usuários.
     Assim, unindo-se UNETRAL (UNE) e SULINA (SUL) , nasce a UNESUL que de inicio soma vinte anos de experiência na área de transportes de cada uma das fundadoras e a frente da nova empresa estão o economista Danilo Zaffari, homem dinâmico e dotado de espírito de grandes iniciativas como Diretor Presidente e João Lourenço Zaffari como Gerente de Operações homem de destaque por suas visões e discernimento, filho mais velho de Vitório Zaffari, João muda-se para Porto Alegre.
     A UNESUL DE TRANSPORTES LTDA iniciou com uma frota de 65 veículos, rodando mensalmente 350.000 quilômetros, com dezesseis linhas intermunicipais e interestaduais e com 160 empregados e já em 1967 transportava cerca de 250.000 pasageiros por mês e no ano de 1968.
     A nova organização se desenvolveu e passou, gradativamente a incorporar novas empresas: Expresso Cachoeirense Ltda(1964) e Expresso Santos Dumont(1966).
     Estando a UNESUL em 1968 com cerca de 182 ônibus. Um grande marco na história da Unesul também deu-se no ano de 1966, quando entrou na sociedade da empresa TTL - Transporte Turismo Ltda, que até poucos anos dividia sociedade com a família Mânica.
    A TTL foi fundada em 1955 opera até hoje independente da Unesul, era administrada por Belmiro Zaffari e tinha sua garagem na Rua Dona Teodora Nº1643, atualmente ocupa a garagem da Unesul, por motivos de racionalização de custos e obras viárias da prefeitura de Porto Alegre.
    Tendo uma ótima equipe visionária e empreendedora a Unesul entra a década de 70 ampliando seus negócios e logo, vem novas aquisições: Empresa Auto Viação Garibaldi(1972); Empresa Rainha do Sertão Ltda(1975).
     Na década de 80 já sob o comando de Belmiro Zaffari e João Lourenço Zaffari  a Unesul adquire em 1985 a Viação Águia Branca Ltda.
     E no ano de 2001 adquire a linha Florianópolis/Campo Grande, que anteriormente era operada pela Viação Motta, chegando assim em 2009 com 522 ônibus e 1.850 funcionários.
      Em 30/06/2009 a Unesul perde seu exemplo de empreendedorismo e dinamismo nos negócios... Era João Lourenço Zaffari que faleceria aos 81 anos em Porto Alegre, ficando a administração da empresa composta pelos Senhores:

      Atualmente os diretores da empresa são:


      Belmiro Zaffari e Carmen Denti,

      Gerente Administrativo:

      Edson Luiz Zaffari.

      São Gerentes Regionais:

     João Prychua, em Erechim;
     Otomar Aquino Antoniolli, em Passo Fundo;
     Verdialdo Schacht, em Chapecó;
     Edilson Neri Hollerwerger, em Joaçaba;
     Jordano Dalassani, em Pato Branco e
     Nilvo Castilha em Cascavel.

     Controlada pelo Grupo Unetral que compõem as empresas:
    
     Unetral Caminhões, Concessionário Mercedes-Benz; Unetral Michelin, Concessionário Pneus Michelin; Lojas Unetral – Vestuário; Granja Agrícola Bella Vista Agronegócio e Postos Unetral – Rede de Postos Petrobrás.     Quero agradecer e parabenizar a inciativa, da Empresa Unesul, pelo envio de algumas fotografias do seu acervo para o blog Showroom Imagens do Passado.

    Atualmente a Unesul emprega 1.700 funcionários e possui uma frota de 470 ônibus que rodam diariamente 48.000.00Km anuais, para atender 222 linhas dos tipos interurbano, intermunicipal, interestadual e internacional, atendendo mais de 400 municípios dos estados do RS, SC, PR, MS e o Paraguai, transportando aproximadamente 8.000.000 de passageiros anualmente, somando-se ainda suas empresas controladas:TTL – Transporte e Turismo Ltda, Uneleste Transportes internacionais e Unesul Turismo Ltda.
     Com sede em Porto Alegre, na Avenida A.J.Renner nº 540, possui 25 pontos de apoio distribuídos estrategicamente, equipados com garagens de manutenção e de frota de ônibus para suprir emergências operacionais de forma a manter-se fiel aos ideais de seus fundadores que mesmo operando por caminhos e estradas precárias elegeram como missão o transporte coletivo realizado com conforto, qualidade e segurança dos passageiros.
    Segue logo abaixo as fotografias do acervo da Empresa Unesul de Transportes Ltda.

Primeiro ônibus da Empresa União Erechim de Transportes Ltda, construído sobre chassi comercial do caminhão Ford 1946.
Nas fotografias acima, dois ônibus construídos sobre o chassi comercial do caminhão Ford 1948.
Eliziário Coach 1948 que fazia a linha Porto Alegre - Passo Fundo/RS.

Nas duas fotografias acima, ônibus construído sobre chassi comercial do caminhão Studebacker 1950.
Nas fotografias acima, três ônibus produzidos pela Carrocerias Eliziário sobre Chassi Scania-Vabis 1956.
Eliziário Imperador Rodoviário Mercedes-Benz  LP-312 1958.
Incasel Rodoviário Mercedes-Benz LP 331 1966.
Eliziário Bi-Campeão Rodoviário Mercedes-Benz LP-321 1964.
Eliziário Gostosão Rodoviário Mercedes-Benz LP-312 1955.
Eliziário Gostosão Rodoviário Mercedes-Benz LP-312 1955.
Eliziário Imperador Diplomata Rodoviário Mercedes-Benz LP-312 1958.
Eliziário Imperador Rodoviário Super Luxo Scania L-75 1960.
Eliziário Imperador Rodoviário Super Luxo Scania L-75 1960.
Eliziário Imperador Diplomata Rodoviário Mercedes-Benz LP-321 1962.
Eliziário Imperador Rodoviário Mercedes-Benz LP-312 1960. 
Eliziário Imperador Rodoviário Mercedes-Benz LP-312 1958.
Incasel Rodoviário Super Luxo Scania B-75 1964.
Eliziário Bi-Campeão II Super Luxo Mercedes-Benz LP-321 1967.
Eliziário E-300 Rodoviário Magiruz-Deutz 1967.
Piasson Rodoviário Mercedes-Benz LP-312 1964.
Nicola Série Ouro Rodoviário Mercedes-Benz LPO-344 1968.
Marcopolo MPI Mercedes-Benz LP-344 1970.
Marcopolo Veneza II Rodoviário Mercedes-Benz LPO-1313 1980.
Marcopolo MP II Camêlo Mercedes-Benz LPO 1113 1977.




Showroom Imagens do Passado resgatando histórias.

Fonte das Imagens: Acervo da Empresa Unesul de Trasportes Ltda.

Por favor deixe o seu comentário!
A sua opinião é muito importante para nós.

Atenciosamente: Administradores do Blog Showroom Imagens do Passado.

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!
envie suas fotografias antigas e sugestões para:



SEJA VOCÊ TAMBÉM UM DOS NOSSOS SEGUIDORES.

Cadastre seu e-mail na coluna lateral e seja informado a cada nova postagem do Blog Showroom Imagens do Passado.

15 comentários:

giljacobus disse...

Bacana a série, mostrando a evolução do caminhão encarroçado, desenvolvido para transporte de passageiros no RS.

fme disse...

Não lembro de ter visto antes um ônibus Scania-Vabis com motor externo.
Esperamos que outras empresas(Planalto, Ouro e Prata, Azul, Caxiense, Fátima, Bento, Embaixador, etc...) sigam o exemplo da Unesul e disponibilize seus acervos para o Showroom busologia.

Fco. Souza

Douglas disse...

Minha nossa... Excelente trablaho do Marco e de toda a equipe do Showroom... Parabéns... Precisamos mostrar as outras reliquias esquecidas por ai...... Lindo trabalho...

Anônimo disse...

Muito bom o trabalho... Ete blog esta de parabéns, principalmente pelas matérias sobre ônibus... Show de bola...

Solano Resende disse...

Meu Deus.. Trabalho surpreendente, tanto na história da empresa como no acervo fotografico. Me caiu os bu´tiás do bolso....Ônibus com frente de Scania Jacaré. Que loucura.

Roberto disse...

Nossa... Excelente trabalho, visto que Marcos Jeremias deve ser um ícone em matéria de ônibus, execelentes matérias, textos dentro do proposto, imagens de altíssima qualidade, seriedade e sempre um trabalho de grande valor. Parabéns meu caro... Grande tabalho.

Pinduca R. Fernandes disse...

Obrigado Marco, por me fazer voltar ao passado. Embora tenha nascido em Niterói - RJ.,eu andava nesses modelos nos anos 60 para ir e vir do colégio. As lágrimas me vieram aos olhos quando vi as fotos. EMOCIONANTE, são minhas palavras. Muito obrigado!

Anônimo disse...

Que beleza.. Viajei, em 1957, com estes ônibus.. de P. Branco para P. Alegre. Valeu!!

Anônimo disse...

E o João? Desde 1957 viajava de P. Branco para P. Alegre... Na década de 60 o encontrei em P.Alegre. Depois perdi o contato. Fale um pouco sobre a trajetória da famoso João. Grato

Gelson disse...

Belo acervo, me lembro de ter visto alguns ônibus iguais os da penúltima foto (1113 77) passando todo dia perto da minha casa, mas lá pelos anos 90.

lex disse...

Faltou citar a participação de Ricardo Agostinho Dorigoni nessa matéria, tenho farta documentaçao da participação dele na empresa caramuru!!

Marcos Jeremias disse...

Lex... A Matéria foi desenvolvida única e exclusivamente por Marcos Jeremias, Belmiro Zaffari e Edson Luiz Zaffari, o quais estiveram reunidos na sede da empresa... Não houve participação do Sr. Ricardo Agostinho como você citastes.

Daniel Pardo disse...

Gostei desses ônibus Scania-Vabis da década de 50 com a frente "nariguda", para a época, eles deviam andar muito.

Unknown disse...

Existiu o expresso carumuru?

Anônimo disse...

muito lindo trabalhei nesta empresa por 17 anos tenho muita saudades