Pesquise aqui os títulos do blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO BLOG SHOWROOM IMAGENS DO PASSADO

Prezados amigos e visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado!

     É com muito prazer e muita honra, que nesta postagem eu venho comemorar junto com todos vocês, meus amigos, visitantes, seguidores e colaboradores o primeiro aniversário do Blog Showroom Imagens do Passado.
     Nesta postagem, vou contar um pouco da história do blog, desde o princípio e também fazer uma retrospectiva do ano de 2010 , contar algumas histórias muito interessantes que aconteceram comigo e  com alguns novos amigos que eu fiz, depois da criação do blog e também por causa deste grande espaço chamado BLOGSFERA .

   
    Alguns anos atrás, eu administrava um fotolog, voltado ao Ford Maverick, carro este pelo qual eu tenho grande apreço.
     Na realidade eram cerca de três fotologs, os quais eu acabei, conectando um ao outro por não existir a possiblidade de criar divisões ou tags dentro de um mesmo fotolog.
    Alguns meses depois, recebo um comunicado do administrador do site de hospedagem do fotolog, dizendo que dali alguns dias aquele suporte não estaria mais disponível, e junto um grande lembrete (SALVEM SUAS FOTOS) .
     Depois disso eu decidi que somente voltaria a desenvolver um trabalho deste tipo, quando eu estivesse decidido à fazer um site, dentro dos moldes que eu queria, e com a certeza de que todo meu trabalho não se perderia em alguns poucos meses.                      
     Deixei o tempo passar, até que por influência de um colega e amigo que também é um dos autores deste blog, e colaborador de um site muito interessante chamado Memória Gaúcha  e não por menos também fascinado por fotos antigas, porém de empresas de transporte coletivo e seus ônibus das décadas passadas, a vontade de desenvolver um trabalho deste tipo estava voltando à tona.
    Continuei coletando mais alguns materiais publicitários que eu encontrava pela internet, até que um tempo depois eu acabei conhecendo dois trabalhos muito interessantes. 
    O blog Antigos Verde Amarelo administrado pelo Guilherme Gomes e o site do  Museu Dodge , administrado pelo Alexandre Badolato.
    No momento em que eu conheci  estes dois trabalhos, uma certa nostalgia tomou conta de mim e eu pensei  "  quantas fotos antigas e histórias maravilhosas devem existir por este país inteiro " .
    O Guilherme administrando um blog maravilhoso, expondo todo o seu conhecimento antigomobilista, e o Alexandre Badolato, com seu site voltado somente para os veículos da marca Dodge, mostrando uma série de fotografias de época que eu jamais tive a iniciativa ou idéia de procurar.
    Após conhecer esses dois trabalhos desenvolvidos por esses dois grandes pioneiros, novamente a vontade de fazer um trabalho do gênero estava entre os meus planos.
   Certo dia eu, com uma dificuldade enorme para dormir, passei algum tempo pensando, como seria esse novo trabalho, e como ele poderia se chamar.
    Naquela época eu estava procurando somente fotos antigas de concessionárias e também dos carros expostos nas suas vitrines.
    Até que em um momento me veio a palavra showroom, showroom , vitrine das concessionárias, carros expostos quando eram novos etc.
    Na mesma noite o nome do blog já estava decido seria " Showroom Imagens do Passado " , e estaria voltado para fazer o resgate de fotos de fábrica ou releases, assim como as fotos de concessionária .
    O começo foi bastante interessante, e no dia 14 de Dezembro de 2009, o blog Showroom Imagens do Passado, tinha a sua primeira postagem publicada.
    Aproveitando que no ano passado o Ford Maverick completava seus quarenta anos, fiz uma pequena homenagem a este carro, com algumas fotos bem interessantes.
    Porém, devido a grande dificuldade de se encontrar este tipo de material, decidi abrir o leque de opções de fotos e materiais que seriam mostrados no blog.
    Para dar continuidade as postagens, começei a indagar algumas pessoas do meu círculo de amigos e convivio, sobre a existência de fotos antigas no acervo de suas famílias.
    Colegas, amigos, vizinhos, conhecidos, familiares e por aí vai, todas essas pessoas foram convidadas a colaborar e aos poucos o blog foi crescendo.
    Foi graças à uma dessas buscas que aconteceu uma grande descoberta "arqueológica antigomobilista" vamos dizer assim, pois acabei encontrando três quadros da linha Dodge 1974 que tiveram a sua história contada na postagem " Quem procura acha Dodge " .

    O fato é meus amigos é que depois de alguns meses, eu ainda continuava procurando, fotos antigas e materiais interessantes para serem publicados neste espaço.
    Depois de um tempo as coisas mudam,  pois além de você estar procurando, algumas pessoas que visitam o seu blog, também passam a enviar materiais e fotografias para você.
    E é graças a essa união que todos estes espaços voltados ao antigomobilismo, com o apoio dessa grande ferramenta que é a internet acabam crescendo e prosperando.
    Quero agradecer à todos vocês meus amigos, colaboradores, seguidores e visitantes por todas as colaborações enviadas por vocês e também pelos seus comentários nas postagens feitas aqui no blog.

    Convido todos vocês para conhecer agora meus amigos a "Redação do Blog Showroom Imagens do Passado"  ou melhor dizendo o lugar onde tudo acontece .



    


     Enquanto eu não me mudo para minha nova casa, a " Redação" do blog Showroom Imagens do Passado, é aqui nesta grande mesa, onde as vezes eu acabo recebendo a visita de alguns ilustres amigos  antigomobilistas, para tomar um cafézinho nos dias de folga  ou simplesmente para uma boa conversa.
     E todos esses momentos, quando as postagens são feitas, ou até mesmo nos momentos de visita, sempre se escuta por aqui algumas boas e antigas músicas de época.
     A partir do ano que vem quero registrar estas visitas e mostrar para todos vocês aqui no blog.
     Bom!
     Como já está um pouco tarde, vou deixar a retrospectiva do ano para amanhã.
     Um forte abraço à todos e até mais..
 
     Atenciosamente: Administradores do Blog Showroom Imagens do Passado.



Showroom Imagens do Passado -  Há um ano resgatando pequenas e grandes histórias




     

     

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao blog....é uma valiosa ferramenta que visito quase todo dia, sempre esperando ver novas fotos "velhas" e também desfrutar de propagandas resgatadas da memória dos clássicos que esse país já viu.
Parabéns maurício, um grande abraço.

Filipe Sonntag

Mário César Buzian disse...

Maurício,

É sempre um prazer e uma honra poder participar desse nobre e sensacional espaço, e também poder contar sempre com a sua prestimosa ajuda...
Gostaria de dizer o quanto somos gratos não só pelo grande espaço aberto ao nosso famoso resgate do Dart Sumatra(que por sinal é mais um "afilhado" seu...), mas também em compartilhar tanto material raro e inédito na net, enfim...
Deixo aqui os nossos parabéns pelo primeiro ano de grandes conquistas, e esperamos ver essas maravilhas por muitos e muitos anos a seguir !!!!
Um Dartnífico Suamatrésimo Turiscar Moparbraço, guri !!!!

Anônimo disse...

Até pouco tempo eu só marcava presença em encontros de carros antigos mas não me dava ao prazer de procurar na internet materiais sobre o assunto, até por que eu não conhecia muitos blogs e nem sites que tratassem do antigomobilismo desta maneira, mostrando a realidade da época em que esses saudosos veiculos rodavam pelas ruas e não somente fotos de carros nos dias de hoje , sendo muitos ja modificados, e após conhecer o showroom eu diria que até mudei a minha forma de ver um antigo, aprendi a apreciar os detalhes de um original em perfeito estado, parabéns ao blog e sempre que puder estarei colaborando com novas fotos!!!
Joseano Silva

Anônimo disse...

Maurício!!!
Parabéns, o teu trabalho se reflete por toda parte. Por onde andamos, sendo o assunto automóvel antigo teu Blog e teu nome são lembrados.
Todos os dias, até várias vezes durante o dia, diante do computador, procuro saber se tem atualizações. Tenho muitas novidades para o amigo, vídeos inéditos sobre o antigomobilismo no Rio Grande do Sul.
Um grande abraço.
Zonta