Pesquise aqui os títulos do blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010

Prezados amigos e visitantes do Blog Showroom Imagens do Passado!


    Conforme eu mencionei na postagem anterior hoje eu vou fazer a retrospectiva do ano de 2010 e contar alguns fatos e histórias que aconteceram durante este ano após a criação do blog.
     Um dos fatos que também me motivaram a criar este blog foi o resgate de uma história até então pouco conhecida no meio antigomobilista apesar de ser até certo ponto atual.
      Em meados do ano passado, após trocar alguns e-mails com o meu ainda amigo virtual Paul William Gregson , acabamos encontrando uma das grandes equipes que fizeram apresentações automobilísticas na década de setenta.
      Quando foram iniciadas as buscas para tentar encontrar esta equipe, as referências eram minímas na internet, porém mais uma vez graças a essa grande ferramenta e  a um conhecido site de relacionamentos chamado ORKUT, chegamos ao nosso objetivo.
       Eu fiz um primeiro contato, me identificando e fiz o convite para nós fazermos uma reportagem.
       O pessoal da equipe prontamente aceitou  e eu na impossibilidade de viajar até São Paulo, passei a bola para o Paul, que depois de agradecer muito pela oportunidade, embarcou no seu Ford Maverick GT 1979 e seguiu até a cidade de Jarinú/SP.
        Após alguns meses de espera, mais precisamente no mês de Janeiro deste ano, chegava as bancas de todo o país mais uma edição da revista Classic Show Magazine.
     E com o título de " Volantes Voadores" , a história da Equipe Jota Cardoso Show, entraria para as rodas de conversa e história do antigomobilismo brasileiro.


Essas duas fotos retratam o dia da visita do amigo Paul Gregson ao Sr. Jota Cardoso na cidade de Jarinú/SP.

Equipe Jota Cardoso Show no início dos anos setenta fazendo apresentações pela Ford do Brasil.

Revista Classic Show edição # 49


Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história da Equipe Jota Cardoso Show e como foi que tudo aconteceu basta acessar o link abaixo:

ESPECIAL EQUIPE JOTA CARDOSO SHOW


     Outro fato meus amigos que eu não posso deixar de mencionar aqui é que depois que eu comecei a colecionar fotos e materiais publicitários antigos deixei de ser um antigomobilista de uma marca só e passei a admirar outros carros produzidos por outras empresas.
     Como vocês puderam ver ultimamente tenho feito uma série de postagens falando sobre a Chrysler do Brasil , entre outras mostando as fotos de algumas concessionárias antigas e também as fotos de carros de alguns amigos.
     Já que eu toquei nesse assunto vou falar de um outro fato que também aconteceu logo no início deste ano, mais uma vez graças a essa grande ferramenta chamada internet e seus meios de comunicação.
     Essa história tem o título provisório de  " O RESGATE DOS CHARGER'S " , infelizmente essa história ainda não foi contada aqui no blog, por três motivos.
     O primeiro é que ela ainda não chegou ao fim, o segundo é porque é uma história tão fascinante e interessante ao mesmo tempo que seria egoísmo da minha parte publicar ela somente neste espaço, quero ir além e levar isso adiante e o terceiro motivo é que ela só vai ser contada na íntegra depois que o último ponto final for digitado e impresso.
     Porém pesso à todos vocês, que não olhem essas velhas carcaças com indiferença, pois elas vão render duas das mais belas histórias do meio antigomobilista deste país.
     Vocês não perdem por esperar.

Dodge Charger R/T 1972 Cinza Fênix e Dodge Charger R/T 1973 Vermelho Índio, de volta ao hall dos muscles.


    Em virtude do "RESGATE DOS CHARGER'S" , eu acabei conhecendo pessoalmente um dos visitantes do blog que vinha fazendo uma série de comentários nas postagens publicadas até então.
    Nesse dia conheci pessoalmente o entusiasta já bastante conhecido no meio antigomobilista aqui da nossa região, chamado Mário César Buzian.
    Confesso à vocês, que no dia em que conheci esse cara e o comprador dos dois Charger's, o Lincoln Gomes, pensava que eu era o mais maluco dos pesquisadores sobre os nossos carros.
    Nesse mesmo dia eu vi que eu era apenas um aprendiz, após fazermos uma visita à esses dois carros mostrados nas fotos acima, fomos almoçar e como se não bastasse ainda fomos a um famoso desmanche da região. Cheguei em casa exausto depois de um dia intenso. 
      Tudo isso aconteceu no dia 08 de Fevereiro deste ano e à partir daí nos tornamos grandes amigos.
     Mais uma vez o destino estava conspirando e mais uma grande história viria a ser contada dali algum tempo.
     Claro que as pessoas que já visitam este blog , com mais freqüência lembram desta história, mas mesmo assim vou refrescar a memória de todos.
     O " RESGATE DO DART SUMATRA" , não foi somente mais uma postagem do blog Showroom Imagens do Passado.
     Foi sim a realização do sonho de um casal, primeiro por parte da esposa que aprendeu a dirigir no carro e que ficou involuntáriamente mais de uma década longe do tão amado primeiro carro e segundo pelo entusiasmo do esposo.
    Um Dodgeiro de alma e coração, que acreditou que resgataria esse mesmo carro e o entregaria de volta as mãos da esposa.
     Vocês devem estar se perguntando quem é este cara!
     O nome dele Mário César Buzian " SUMATRA" , que me deu a honra de participar do resgate de mais um Dodge, contabilizando três carros da marca até então.

Primeiros instantes do Dodge Dart de Luxo 1979  Marrom Sumatra, livre das quatro paredes do prédio da chamada
" Reserva Técnica" do extinto Museu de Tecnologia da Ulbra.

Depois de alguns meses livre do poder do extinto Museu de Tecnologia da Ulbra o nosso saudoso Sumatra, debutou em um dos maiores encontros de carros antigos deste país, a Expoclassic 2010.

   Hoje o Sumatra leva uma vida mais tranqüila, voltou para a família de onde nunca deveria ter saído, sobre a sua carroceria, a poeira não fica mais, repousa sózinho em uma garagem somente sua e passeio, somente em dias de sol.

Quem quiser conhecer melhor a história do " Resgate do  Sumatra " , basta acessar os links abaixo ou também visitar o Blog  Dart 79  Sumatra nosso carro nosso orgulho .




Dodge Kingsway Custom 1950 e o Sr. Danilo Michel.

  
    
     Logo após a publicação da matéria sobre a Equipe Jota Cardoso  na revista Classic Show Magazine 
# 49, eu dei início a uma outra matéria, que foi sendo feita aos poucos, sem pressa, para que tudo desse certo no final.
     Recentemente eu fiz uma postagem contando toda a história de vida do meu amigo pessoal, o Sr. Danilo Michel,  uma verdadeira lenda viva , quando o assunto é carros antigos.
     Porém a sua grande e maravilhosa história, era conhecida somente por alguns amigos, familiares, vizinhos e também por algumas pessoas que tiveram a oportunidade de conversar com ele por alguns instantes.
     Então eu tomei a iniciativa, e  com a autorização dos familiares, levei essa grande e maravilhosa história ao conhecimento de mais pessoas.
     E mais uma vez  contei com a revista de carros antigos mais renomada deste país a Classic Show Magazine.
     Cerca de dois meses atrás a história de vida deste grande homem ganhou um novo título chamado " O AUTOMÓVEL MINHA VIDA" e foi publicada na edição # 53 da revista.
     Quem quiser conhecer melhor a história do Sr. Danilo Michel, basta acessar o link da postagem logo abaixo:


Revista Classic Show edições # 49 e # 53.

    Quando eu achei que as surpresas e  histórias para o ano de 2010 já haviam se encerrado, mais uma delas resolveu dar o ar da graça e também foi contada na íntegra aqui no blog Showroom Imagens do Passado.
    O título desta história - DODGE DART DE LUXO  1970 - O RETORNO DO VERDE IMPERIAL .


Para quem estiver conhecendo o blog agora e quiser conhecer a história deste magnífico e imaculado Dodge Dart de Luxo 1970 - Verde Imperial no auto dos seus 24.000 Km originais de fábrica basta acessar o link abaixo:



Showroom Imagens do Passado!

Há um ano resgatando pequenas e grandes histórias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Histórico de responsa, principalmente porque brasileiro não valoriza e respeita sua memória. A maioria acha bobagem. Mas não me calo, pois acho lindas as curvas, o design, os aço-cromados, sem falar na cultura evolutiva nos diversos campos da história automobilística nacional e estrangeira. Assim como na arquitetura de uma construção antiga, um carro antigo marca uma época, uma história evolutiva de um país e de sua gente. Feliz de quem se importa.A todos os fotógrafos antigos, agradecimentos, estejam onde estiverem. E ao Blog, idem. E vamos em frente, que atrás vem gente. de Juarez-MT

Mário César Buzian disse...

Esse ano foi inesquecível, sem a menor sombra de dúvidas !!
E dentre tantos fatos incríveis, o melhor deles foi ter te conhecido pessoalmente e a nossa amizade só se fortaleceu desde então !!!
E tantas coisas legais pra acontecer ainda...
Que venha 2011 e muito mais alegria, saúde e felicidades a todos nós !!!

Anônimo disse...

Procurando referencia sobre Jota Cardoso, encontrei esse blog. O Sr. Jota, fez parte da minha vida por um tempo. Eu era colaborador, na verdade mais do que isso, do Jornal Motor, um suplemento do jornal A Tribuna de Santos, época em que conheci o Sr. Jota. .. Gostaria de saber como ele esta e se vcs tem algum contato telefônico. A alguns anos ouvi um comentário de um acidente com o Kiko mas não tenho detalhes. Meu nome é Ariovaldo Passos e meu e.mail é: arispsp@yahoo.com.br.
grato.