Pesquise aqui os títulos do blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Museu do Galaxie - Arno H. Berwanger


MUSEU DO GALAXIE - ARNO H. BERWANGER
________________________________________________________________


Prezados amigos e visitantes do blog Show Room Imagens do Passado!


    Aproveitando a nostalgia das fotos da ultima postagem, onde apareceram alguns Ford Galaxie, em um desfile pelas ruas da cidade de Novo Hamburgo RS na década de 80 e também outros exemplares no pátio da concessionária Novocar, quero contar aqui nesta postagem um pouco da história do Museu do Galaxie e também de um grande homem chamado Arno Henrique Berwanger.

______________________________________________________________________________


          ______________________________________________________________________


   Arno Henrique Berwanger, foi caminhoneiro e transportava calçados do sul do país para São Paulo.
   Alguns anos depois abandonou a profissão e em sociedade com o seu irmão montou uma oficina mecânica.
   As atividades na oficina, associada com a sua vocação para vendas, fez com que ele viesse a comercializar na cidade de Novo Hamburgo RS e cidades vizinhas os modelos da Willys-Overland do Brasil. Tornando-se então sócio da Novocar revenda Willys da cidade.
   Em pouco tempo o senhor Arno acabou comprando as partes dos demais sócios até que se tornou o único proprietário da concessionária.
   A paixão do senhor Arno Henrique Berwanger pelo Ford Galaxie começou logo que o modelo foi lançado em abril de 1967.
   Porém se intensificou quando a Novocar então revendedora Willys passou a ser representante da Ford  que naquele mesmo ano incorporou a Willys-Overland do Brasil.
  Com projetos arrojados e muita disposição acabou fazendo do Ford Galaxie o líder de vendas da concessionária.
  Como bom vendedor que era costumava deixar um veículo com o possível comprador por um final de semana (no melhor estilo test-drive) e invariavelmente na segunda-feira mais um carro era vendido na concessionária Novocar.
  Foi o pioneiro ao lançar um consórcio de vendas para os veículos da linha Galaxie e em poucos dias todas as cotas dos grupos estavam vendidas.
  Com o sucesso nas vendas e graças ao grande poder aquisitivo dos cidadãos da cidade de Novo Hamburgo naquela época, o senhor Arno e a concessionária Novocar chegaram a representar 8% das vendas deste carro a nível nacional.
  E assim a cidade de Novo Hamburgo, famosa pelas indústrias de calçados, também ficou conhecida como a cidade dos " Mil Galaxies".
  Uma das maiores tristezas do senhor Arno aconteceu, quando ele recebeu um comunicado da Ford do Brasil dizendo que o Ford Galaxie deixaria de ser produzido.
  Porém isso não fez com que a sua paixão pelos carros tivesse fim, pois mesmo após o final da produção, continuou comercializando os veículos para possíveis interessados, dando a mesma assistência técnica e garantia da época em que eles eram produzidos.


  * Museu do Galaxie - Arno Henrique Berwanger - A história da fundação:*
____________________________________________________________________

    A paixão assumida do senhor Arno pelo modelo se transformou no ano de 1988, no ínicio do Museu do Galaxie.
    Auxiliado por colaboradores  de outras cidades e estados saiu em busca de alguns exemplares da linha Ford Galaxie, LTD e Landau para assim formar o seu acervo.
    Assim alguns carros que ele mesmo havia vendido para os seu clientes e que ainda se encontravam com o primeiro proprietário, e outros que já haviam trocado de dono, recebido alguns retoques de pintura, além da troca de peças de reposição e que ainda conservavam todos os detalhes originais vieram a fazer parte do acervo do museu.
   Após a aquisição dos veículos o museu foi fundado em um prédio anexo ao da concessionária Novocar e nele ficavam expostos vinte modelos da linha e mais dois que ficavam expostos no salão de carros usados por falta de espaço.

Show Room do Museu do Galaxie Arno Henrique Berwanger

   Do primeiro modelo da linha Ford Galaxie, lançado no ano de 1967 estavam expostos oito modelos, representando as cores oferecidas no ano de lançamento.
   Sendo elas vermelho-marte, bege-terra, verde-netuno, azul-agena, azul-infinito, branco-glacial, cinza-cósmico e preto-sideral.

Este é o Landau, que serviu a presidência da república e também aos presidentes Figueiredo, Sarnei e Collor.


   Logo na entrada do museu, ficava exposto o Landau 1982 que prestou os seus serviços aos presidentes Figueiredo, Sarnei e Collor.
   O senhor Arno possuía em seu acervo as versões mais representativas da linha Ford Galaxie, com suas mudanças estéticas e mecânicas ao longo dos seus 16 anos de produção.
   Entre os destaques estavam um LTD 1979, com apenas 2692 quilômetros rodados, um LTD 1970 e um Landau 1972.
                               

   A paixão do senhor Arno era tão grande pelos modelos  que dentro do museu ficava exposto um chassi completo do Galaxie 1967, porém sem a carroceria e em perfeito funcionamento.  
   Outro exemplar que era exposto no museu com muito orgulho era um Landau 1979, vermelho-escala metálico, uma série especial lançada pela Ford do Brasil em comemoração aos 60 anos de atividades .
   Este carro foi comprado pelo museu no ano de 1989 com apenas 27.000 KM rodados ainda do primeiro proprietário.  

 Senhor Arno ao lado do Ford Landau 1979 vermelho-escala metálico, uma das 300 unidades produzidas em comemoração aos 60 anos de atividades da Ford no Brasil. 




   Mas uma das maiores atrações deste museu, sem desmerecer os demais veículos do acervo era um Landau 1983 azul-clássico metálico, com motor a álcool  zero quilômetro em perfeito funcionamento.
  Este carro passava a maior parte do tempo protegido por uma capa, para manter livre da poeira e da sujeira a lustrosa carroceria.
  A parte interna do capô conservava ainda os selos do controle de qualidade da pintura exatamente como no dia em que saiu da fábrica.

                                                                                  
    

   O interior do carro ainda estava coberto com os plásticos originais de fábrica, conservando ainda o cheiro de carro novo mesmo depois de 12 anos.
   O hodômetro desta verdadeira raridade marcava apenas 10 Km, rodados apenas nos testes finais de fábrica, em manobras no pátio e no transporte feito para a concessionária.

   

   Mesmo após o final da produção da linha Ford Galaxie aqui no Brasil, o senhor Arno, continuou comercializando esses veículos por alguns anos, como nós podemos ver na foto abaixo.




    Porém  após o falecimento do senhor Arno H. Berwanger, o Museu do Galaxie começou a ser desfeito.
    O Landau Presidêncial está sobre o poder da Ford do Brasil e os demais veículos encontram-se no estado de Santa Catarina.

    








Fonte das Imagens: Acervo pessoal de Paulo Lisot- Amigos do Galaxie

Observação: O texto exibido nesta postagem foi feito baseado em uma reportagem públicada na revista Mecânica, sendo que a mesma foi assinada por Enio Brandeburg



Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós.


.Atenciosamente administradores do blog Show Room Imagens do Passado

___________________________________________________________________________

Infelismente eu não tive a oportunidade de conhecer o Museu do Galaxie, aqui na cidade de Novo Hamburgo, que é vizinha da cidade onde eu moro atualmente.
Mais uma vez posto aqui no blog, uma linda história que não obteve um final feliz como todos nós esperamos. Ainda mais quando envolve uma coleção de carros antigos.
Porém não estamos aqui para julgar ninguém, afinal de contas todos nós somos livres para fazermos o que nos der vontade.
O que nos resta fazer é sempre que possível tentar mudar o final desta triste e velha história que volta e meia acaba se repetindo.

Mas eu quero lançar aqui no blog uma campanha.
Quem souber ou tiver notícias sobre os carros que fizeram parte do acervo do Museu do Galaxie, por favor entre em contato conosco por e-mail.
                                 
Se possível também, envie junto algumas fotos atuais do carro em questão,   informando o seu ano, modelo e também o nome da cor original do carro.
 Vamos ver como estão esses carros depois de todos esses anos separados.


                                  Um forte abraço à todos!
                                 
Att: Maurício de Andrade Silveira - Administrador do blog Show Room Imagens do passado
  


19 comentários:

Paulo disse...

Todas FOTOS, Textos e outras Informações foram gentilmente envidas por ENIO BRANDERBURG escritor de Joinville-SC. Enio era amigo pessoal do Arno e gosta muito de Galaxie. Abraço! Paulo NH

Mário César Buzian disse...

Mauricio,

Mais do que justa homenagem a um dos pioneiros e campeões de venda de automóveis no Brasil, Seu Arno Berwanger era um apaixonado por tudo o que fazia...
Meu querido sogro o tinha como um de seus melhorea amigos, e sempre comprou todos os seus carros Ford dele, e negociou-os pessoalmente com Seu Arno.
Aliás, cabe aqui uma curiosidade: o Sr. Berwanger tinha uma série de cartões do Sr. Scheid em sua gaveta, quando algum cliente seu perguntava como poderia comprar um trailer, ele dava um cartão para a pessoa ir negociar um deles diretamente com o dono da Turiscar, no caso o meu dono, e ele tinha o mesmo sistema, sempre indicava a Novocar como a melhor revenda para adquirir o melhor carro tracionador, no caso os Galaxie...
Quanto aos carros que pertenceram ao museu, o último Landau 83 zero km. está com o dono da concessionária Slaviero, de Curitiba/PR, e o Galaxie 67 bege-terra foi comprado recentemente do acervo da Ulbra por um conhecido nosso, e ativo participante do Amigos do Galaxie, o Gelson, de Porto Alegre...
Certamente o Paulo Lisot, grande e querido amigo, e o Betinho Berwanger, filho de Seu Arno, poderão lhe fornecer boas pistas de onde se encontram as unidades remanescentes desse incrível museu...
Parabéns pela postagem !!!!!

Unknown disse...

É isso aí Mário! Vamos torcer agora para que o pessoal comece a enviar fotos atuais desses meninos que andam separados já faz um bom tempo.

Zé Madalena -BH/MG. disse...

Boa tarde,moro em BH/MG e tenho um GALAXIE ano 1967 côr branca fabricado em setembre de 1967 chassis LA54GJ16400 placa GLE1967, meu sonho desde 1967 quando eu estava com 11 anos !!!!
E já possuí quase 30 GALAXIEs !!!!
Fiquem com DEUS e abraços do Zé de BH/MG.

Anônimo disse...

OLA TIVE O IMENSO PRAZER DE CONHECER O SR. ARNO JUNTAMENTE COM DOIS IRMÃOS MEUS E MEU PAI, SENDO QUE O "REY DO GALAXIE " NOS CONHECEU UM DIA QUE VEIO A CAXIAS DO SUL E VIU O LANDAU 76 SERIE PRATA DO MEU PAI, E PAROU PARA SABER DE QUEM QUE ERA O LINDO EXEMPLAR, QUE NO MOMENTO ESTAVA COM UM PNEU ESTOURADO, ENTÃO O SR. ARNO NOS CONVIDOU PARA CONHECER O SEU MUSEU EM NOVO HAMBURGO, QUE, AI ELE NOS DARIA DE PRESENTE UM PNEU ORIGINAL DO LANDAU, E NO FINAL DE SEMANA SEGUINTE FOMOS A RESIDENCIA DO SR ARNO QUE MUITO GENTIL NOS RECEBEU , MOSTROU SEUS DOIS EXEMPLARES DE USO PROPRIO, NOS DEU DIVERSOS BRINDES E APÓS NOS LEVOU AO MUSEU, EXPLICANDO TODAS AS DIFERENÇAS E HISTORIAS DE CADA UM DE SEUS LINDISSIMOS EXEMPLARES, SENDO QUE TIRAMOS DIVERSAS FOTOS COM O "REY DO GALAXIE " E DESTE DIA NUNCA MAIS NOS ESQUECEREMOS !!! NEM DO CHEIRO QUE SE SENTIA DE LONGE ANTES DE ENTRAR NO MUSEU, AA, E ELE NOS DEU O PNEU, ZERADO, E DAVA PARA VER NOS SEUS OLHOS A ALEGRIA QUE TINHA EM NOS PRESENTEAR....MUITAS SAUDADES DO "REY DO GALAXIE " UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !! NATANIEL CAXIAS DO SUL - RS

Leandro Schlesner Schiefelbein disse...

Bom dia! O Galaxie placas UY1414 da foto acima esta com minha família desde a década de 90. Foi adquirido pelo meu avô diretamente do Sr. Arno. Correção: Não se trata de um Landau e sim de um Galaxie 50O e não tem 27.000 km e sim 22.950 e continua todo original, inclusive com os mesmos pneus que constam na foto. Estamos colocando ele à venda. Interessados entrar em contato paraisodosul@hotmail.com

Anônimo disse...

pois é foi um lindo sonho pena q as pessoas não tiveram a sensibilidade de continua-lo este museu deveria existir até hoje...

Zé Madalena BH/MG disse...

O carro com a placa 1414 acima parece Landau ???
Veja pela foto o vidro trazeiro pequeno !!!

Leandro Schlesner Schiefelbein disse...

Tche o Zé tem razão. Fui ver nos docs antigos do carro e a placa do meu era VY 0014, mas era do Museu do Galaxie sim. Pq será que os carros do museu tinham o número 14 nas placas?

ALEKCEY MANFREDINI disse...

OLÁ. ESTOU COM O GALAXIE 500 AZUL 1968 QUE APARECE NA FOTO.
AINDA ESTA COM 60 E POUCOS MIL QUILÔMETROS.
É UMA PENA QUE OS GALAXIE ESTÃO ACABANDO, O POVÃO AINDA REBAIXA E MODIFICA OQUE SOBROU.
UM ABRAÇO AOS AMANTES DO GALAXIE.

Zé Madalena BH/MG disse...

Uma pessoa que modifica um GALAXIE no mínimo é um???

Anônimo disse...

Great blog you have here but I was wondering if you knew of any community forums that cover the same topics talked about in this article? Id really love to be a part of group where I can get feedback from other knowledgeable people that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Appreciate it!
Vimax

Unknown disse...

From the side and end of the blog follows a list of links that the blog recommends Showroom Pictures of the Past.
Bear hug!
Att: Mauricio Silveira de Andrade
Blog Administrator Showroom Pictures of the Past

Maria Goreti Peixoto da Silva disse...

Acompanhei a história da NOVOCAR de perto, quero registrar o meu respeito pelo sr. Arno, mas tb saliento que ele teve como sócio o sr.Willy Scherer, que sabia administrar muito bem o dinheiro das vendas dos automóveis.Foi uma parceria que deu certo, pois sabemos que não adianta vender se não houver um bom controle de gastos e aplicações.O sr. Willy nos deixou precocemente, aos 45 anos.E fez história no meio financeiro,com seu caráter e dedicação ao trabalho.

Unknown disse...

Prezada Srª Maria Goreti!

Muito obrigado por ter visitado o blog e também por ter deixado o seu comentário.
Se por ventura a senhora possuir fotografias antigas da concessionária Novo Car, por favor compartilhe conosco, pois seria uma grande honra poder postar estas imagens aqui no blog.

Att: Mauricio de Andrade Silveira
Administrador do blog Showroom Imagens do Passado.

Unknown disse...

Olá amantes dos clássicos automotivos, venho por meio desta apenas solicitar um SITE DE VENDAS EXCLUSIVA DE LANDAU (GALAXIES)
E TBM SE POSSIVEL DE DEMAIS GRANDE CLÁSSICOS AUTOMOTIVOS...

Qqr coisa, mandem email;

delcolli.negri@outlook.com

Abrçs!!!

Unknown disse...

GRANDE SUJEITO FOI O SR. ARNO. MUITA GENTE NÃO ENTENDE ESSA PAIXÃO QUE TEMOS POR NOSSOS CARROS. POSSUO UM LANDAU 79, MAVERICK 74, UMA MOTO CBR 1000F CARENADA 91 E UM ACCORD 94. ESTÃO TODOS EM CONSTANTE MANUTENÇÃO OU RESTAURAÇÃO. QUERO DEIXAR MEUS VELHINHOS COMO SAÍRAM DE FÁBRICA, PENA QUE MEU LANDAU NÃO ESTÁ COM A MECÂNICA ORIGINAL 302, ESTÁ COM O MOTOR 292, MAS JATEEI TODO O MOTOR QUE ESTAVA ENFERRUJADO, TROQUEI TUDO, PINTEI NAQUELE TOM AZUL DEL REY... ENFIM, PRESERVEI AS CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS ORIGINAIS DE 1975 E TAMBÉM DA CARROCERIA DO ANO DE 79. MEU LANDAU É UM MISTO, MAS NÃO O DISCRIMINO. ADQUIRI UMA CARCAÇA E ME APARECEU UMA MECÂNICA V8 292 ÓRFÃ E FIQUEI COM PENA, O RESTO É HISTÓRIA. ME ORGULHO DO MEU "CROCODILO". ABRAÇO A TODOS!

Unknown disse...

Seu Arno mito. O Landau Predidencial, na verdsde, está em poder do Roberto Nasser curador do Museu do Automóvel de Brasília.

Unknown disse...

Olá gorete por acaso vc não trabalhava na recepção da oficina da novocar entre 77 78 com a Gladis e o milico?? Pois se sim
Conheço vc. 😊😊