Pesquise aqui os títulos do blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SALÃO DO AUTOMÓVEL TRINTA ANOS DE HISTÓRIA - 3ª PARTE

II SALÃO DO AUTOMÓVEL 1961

Prezados amigos e visitantes do blog Showroom Imagens do Passado!

    Dando continuidade ao material enviado pelo amigo e colaborador deste blog, Artur Santieiro que gentilmente nos enviou as cópias do livro Salão do Automóvel - Trinta Anos de História, vamos falar hoje do II Salão do Automóvel de 1961, realizado no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

  O  II Salão do Automóvel, foi inaugurado no dia 24 de Novembro de 1961 pelo então primeiro ministro Tancredo Neves e o governador paulista Carvalho Pinto.
  Como no ano seguinte, o II Salão do Automóvel também foi realizado nas dependências do pavilhão internacional do Parque do Ibirapuera e cerca de 150 expositores estiveram presentes.
   Além das fábricas de automóveis (exceto a Toyota) e de tratores também estiveram presentes, algumas das principais fábricas de acessórios.
   Durante os 16 dias de exposição de 25 de Novembro a 10 de Dezembro de 1961 cerca de 300 mil  pessoas visitaram o evento.
   O maior e mais visitado estande do salão daquele ano foi o da Willys que apresentou três modelos Renault esportivos, que na versão brasileira foi chamado de Willys Interlagos.



  Nesse mesmo ano a Willys apresentou também o novo Aero-Willys modelo 1962 com uma série de modificações, o Jeep com nova capota de aço e a versão ambulância da Rural completavam as atrações do estande da Willys que contava até com cinema.

O Willys-Interlagos foi a maior atração no estande Willys, chegando a ter cerca de duzentas pessoas por dia interessadas em adquirir o novo modelo.


    O estande da Vemag, também foi bastante visitado naquele ano, pelas pessoas que estavam curiosas por ver as novidades apresentadas naquele ano.

    Lá estava exposto o sedãn Nº 10 que correu as Mil Milhas e que se classificou em primeiro lugar na categoria.
    Também estava exposta a versão standard da Vemaget 1962, sem enfeites e  muitos dos acessórios da versão normal e também a Furgomag .

Furgomag, versão utilitário da pequena maravilha.

    Outra grande atração do estande da Vemag, foi a versão Pic-Nic com bagageiro onde se alojava um barco plástico e seu moderno  guarda-sol em leque.
    No estande da Volkswagen a versão Taxi do  Fusca e a Kombi turismo atraíam os olhares dos visitantes .


    Os ônibus também estiveram presentes no salão daquele ano sendo eles: três ônibus F.N.M com carroceria Massari, Scania com carroceria Ciferal e G.M. com carroceria Carbrasa se constituiam nas novidades do setor além do modelo Mercedes dos quase 600 ônibus que foram exportados para a Argentina naquele ano .
Ônibus G.M. encarroçado pela Carbrasa exposto no II Salão do Automóvel de 1961.

A International também esteve  presente no II Salão do Automóvel com os seus caminhões.
O ex- presidente Juscelino Kubitschek, um dos maiores incentivadores da indústria automobilística nacional também estreve presente no salão do automóvel daquele ano.

No setor de tratores mini-fazendas foram montadas para criar todo um clima rural no salão do automóvel.

Também exposto neste salão o "Júnior", carro de Fórmula 1 fábricado por Francisco Landi.

A Gurgel também esteve presente no salão de 1961 levando mais um de seus carros feitos em fibra de vidro.

A Chevrolet também levou a sua linha de utilitários para o salão daquele ano.


    Logo na entrada do pavilhão onde se realizava o II Salão do Automóvel de 1961, ficaram expostos caminhões, motoniveladoras, trailers e também nada mais nada menos do que 14 Dauphines supensos por uma estrutura metálica, e a cada dia um desses carros era sorteado entre os visitantes do evento.


Showroom Imagens do Passado resgatando histórias
Fonte das imagens: Livro Salão do Automóvel - Trinta Anos de História- acervo pessoal de Artur Santieiro, Revista 4 Rodas/Edição de Janeiro de 1962-Coleção Digital e site: www.mecanicaonline.com.br

Texto baseado em informações extraídas do livro Salão do Automóvel Trinta Anos de História e Revista 4 Rodas/Edição de Janeiro de 1962 - Coleção Digital.


Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós.

Atenciosamente: Administradores do blog Showroom Imagens do Passado.

Ao deixar o seu comentário por favor informe o seu e-mail.

Coleção Digital

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o seu blog, cada foto incrível. Obrigado por compartilhar essas histórias com os leitores.