Pesquise aqui os títulos do blog

sábado, 3 de julho de 2010

Memória Nacional

Publicidade Automobilística Brasileira
_______________________________________________________________
resgatando a memória da propaganda automobilistica nacional


Prezados amigos e visitantes do blog Showroom Imagens do Passado!


   Durante alguns dias, eu dedico um tempo a fazer algumas buscas bem avançadas atrás de materiais publicitários dos nossos antigos carros nacionais.
   Claro que com essa grande ferramenta de pesquisas que é a internet, temos hoje em dia acesso a muitos desses materiais e também a grandes histórias.
   Porém, quem acha que este trabalho é fácil, pois basta jogar a palavra chave em um site de buscas e tudo estará ali na sua frente em poucos segundos, está redondamente enganado.
   Com o passar do tempo, eu tive a oportunidade de aprender, que a internet é realmente uma ferramenta muito importante, mas também é preciso explorar os seu horizontes e não somente se conter, com o que é mostrado primeiramente em uma simples pesquisa. É preciso sim, seguir as pistas e a sua intuição.
   Por incrível que pareça meus amigos, os materiais publicitários mais raros e interessantes que eu encontrei até hoje, não estavam disponíveis em páginas nacionais, e sim em páginas e comunidades de pessoas de outros países que assim como nós se preocupam e gostam de guardar estas raridades.
   Os materiais mais interessantes, que eu tive a oportunidade de ver, são aqueles que não foram vinculados em meios de comunicação impressos de época, tais como a revistas especializadas em automóveis.
   Mas sim nos saudosos e raríssimos folders que eram distribuídos nas concessionárias, como também fotos impressas nos manuais dos próprios carros e em manuais de utilização interna das fábricas e concessionárias.
   Porém, como nós sabemos a cultura do nosso país é muitas vezes renegada em virtude de muitos interesses e com o passar dos anos muitos desses materiais foram se perdendo seja pela falta de interesse das pessoas ou simplesmente por estarem ocupando espaço nas gavetas sendo então destinados as latas de lixo.
   Claro que existem alguns materiais que não são de livre acesso a pessoas comuns vamos dizer assim como por exemplo publicações oficiais das fábricas que eram destinadas apenas a por em vigor algumas novas regras impostas aos seus distribuidores.
   Mas mesmo assim, pude notar em visita a essas páginas e comunidades estrangeiras que as contribuições vieram dos países de origem desses materiais, no nosso caso o Brasil.
   E porque mandar esses materiais para sites estrangeiros, se a cultura e a história dos nossos carros interessa mais a nós brasileiros do que a outras nações?
   E é isso meu amigos, que nós brasileiros, apaixonados pelos nossos carros antigos nacionais precisamos mudar.
   Claro que a colaboração com pessoas de outros países que assim como nós se preocupam em guardar e resgatar esses materiais é interessante, pois de uma forma ou de outra eles também contribuem com nossas pesquisas.
   Mas precisamos pensar muito nisso e mudar essa história.
   Então nesta postagem, vou mostrar alguns desses materiais encontrados nos sites e comunidades estrangeiros.




 Salve a história e a memória da indústria automobilística brasileira.
Os nosso carros também tem a sua história.

Showroom Imagens do Passado resgatando histórias


Por favor deixe o seu comentário!
A sua opnião é muito importante para nós.

Atenciosamente: Administradores do blog Showroom Imagens do Passado

 Ao deixar o seu comentário por favor informe o seu  e-mail.



Um comentário:

Mário César Buzian disse...

Lindos catálogos, o da linha Opala 1973 me emocionou...Que imagens espetaculares !!
Quem tiver esse catálogo que escaneie em alta definição e depois faça posters com as fotos, vai vender como água !!!
um abraço bem frio de são Joaquim / SC !!!